MRV Engenharia investe R$ 800 milhões em energia solar

Meta da construtora brasileira é ter 100% dos seus empreendimentos com energia fotovoltaica até 2021.

A MRV Engenharia, maior construtora da América Latina e terceira maior do mundo, investirá R$ 800 milhões no maior projeto de energia solar fotovoltaica de uma empresa privada brasileira. A companhia tem a expectativa de, em até cinco anos, entregar 220 mil unidades com sistemas de energia solar, o que representará 100% de seus lançamentos e contribuirá para reduzir a emissão de 26 mil toneladas de CO2.

Empenhada em contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil, a MRV Engenharia tem como um dos seus fornecedores de soluções em energia renovável a Alsol Energias Renováveis. Até o final de segundo trimestre de 2017, a construtora lançou 8.334 unidades com energia solar, o que representa quase a metade do total de lançamentos no período. Até o final do ano a MRV deverá lançar o total de 23.918 mil imóveis em 67 condomínios com infraestrutura capaz de gerar energia solar para os apartamentos e ou para as áreas comuns dos empreendimentos.

Nos próximos meses, a MRV e a Alsol começam a instalar módulos fotovoltaicos nos telhados de um empreendimento em Belo Horizonte (MG), com 440 apartamentos. "Queremos oferecer para nossos clientes apartamentos com o benefício da redução da conta de energia, além de oferecer empreendimentos cada vez mais sustentáveis" afirma Luis Henrique Capanema, gestor executivo de suprimentos da MRV Engenharia.


Continua depois da publicidade


O presidente da Alsol, Gustavo Malagoli, acredita que essa parceria é uma forma de democratizar a geração própria de energia e ajudar o setor elétrico como um todo, gerando mais energia limpa e postergando investimentos em expansões de redes de distribuição. "A MRV demonstra que é um dos grandes exemplos no Brasil, mostrando que é possível democratizar o acesso à energia elétrica fotovoltaica. Estamos falando de um único empreendimento que viabilizará o acesso a essa tecnologia para cerca de 400 famílias. Então, dentro do conceito da Alsol, de democratização de energia solar, a MRV talvez seja uma das empresas mais emblemáticas neste aspecto e que está aplicando o conceito que acreditamos, que é gerar energia e consumir no mesmo local", conclui Malagoli.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apenas 10.840 unidades de imóveis residenciais, comerciais, industriais, entre outros tipos de imóveis, têm capacidade de gerar a própria energia, sendo que quase todas essas unidades geram energia por meio de placas fotovoltaicas.

O projeto piloto de energia fotovoltaica da MRV foi entregue em Salvador, Bahia, em dezembro de 2016. O residencial, que tem 360 apartamentos divididos em três torres, teve a instalação de 66 painéis de energia solar fotovoltaicas no telhado das torres que convertem energia solar em energia elétrica que são usadas nas áreas comuns do condomínio. No primeiro ano de operação, a previsão é que o sistema consiga gerar 83.332 mil KWh o que é capaz de compensar todo consumo de energia elétrica do espaço.




Comentários