GE e Casa dos Ventos criam parque eólico híbrido inovador na América Latina

Parque operado pela Casa dos Ventos, Ventos do Araripe III será o primeiro complexo eólico na região a usar a solução WiSE.

A GE Renewable Energy e a Casa dos Ventos anunciaram no dia 29 de agosto, na Brazil Windpower, a introdução da plataforma tecnológica WiSE para o Brasil. WiSE - Wind Integrated Solar Energy - é uma combinação híbrida de energia eólica e solar, que permite fornecimento estável de energia a partir da produção de cada fonte sempre que necessário. O projeto é ideal para o clima no Brasil e permitirá que parques eólicos locais gerem mais eletricidade.

A tecnologia WiSE integra painéis solares ao conversor das turbinas eólicas GE, aumentando a capacidade do sistema em 3-4% e melhorando a AEP (produção anual de energia) em até 9%. Basicamente, o sistema solar fornece seu pico de energia durante a tarde, enquanto o vento gera o seu rendimento máximo durante a noite. A adição dos painéis solares garante uma produção diária mais estável e se beneficia do investimento elétrico que já foi feito para o parque eólico.

"No Brasil, onde a capacidade instalada solar deverá aumentar significativamente ao longo dos próximos anos. Acreditamos que a plataforma de tecnologia WiSE pode garantir produtividade, eficiência e competitividade adicionais para nossos clientes. Estamos ansiosos para implementar a complementariedade das fontes em um futuro próximo", diz Jean-Claude Robert, líder da GE Wind na América Latina, divisão que integra a GE Renewable Energy.

Estudos de viabilidade com WiSE já acontecem no Brasil, em parceria com a Casa dos Ventos. Em fase preliminar de testes, a solução já apresenta resultados positivos. O complexo eólico Ventos do Araripe III, possui capacidade instalada de 359 megawatts (MW), tornando-se um dos maiores da América Latina. Com a implementação da plataforma WiSE, o potencial produtivo aumentará.

De acordo com Lucas Araripe, diretor da Casa dos Ventos, a primeira fase do projeto integrará 1MW de painéis solares a quatro turbinas eólicas. Se isso for replicado para todas as 156 turbinas, existe a possibilidade de adicionar mais 120 MW de capacidade solar ao parque. "À medida que a energia renovável se torna cada vez mais relevante no Brasil, expandimos nossa presença no setor com nosso primeiro investimento em energia solar. O Ventos do Araripe III será o primeiro complexo verdadeiramente híbrido no Brasil", diz. Globalmente, WiSE está sendo implementada no parque eólico de Anantapur, em Andra Pradesh, na Índia, e também nos EUA, onde o primeiro projeto piloto comercial com a Juhl Energy foi anunciado, em fevereiro de 2017.


Continua depois da publicidade


"Juntos, nós da GE e a Casa dos Ventos colocamos o Brasil na vanguarda tecnológica para o tornar a indústria eólica ainda mais produtiva. Outro diferencial inovador do WiSE para o País é que podemos tornar híbrido um parque comercial já em operação, pois algumas de nossas turbinas em funcionamento são compatíveis com a tecnologia ", conclui Jean-Claude Robert.