Yaskawa lança no Brasil o seu robô colaborativo MOTOMAN HC10

Trata-se de um robô industrial colaborativo com design inovador, dotado de sensores de torque redundantes em cada junta permitindo trabalhar de forma segura ao lado de seres humanos

Empresa líder na fabricação de robôs, com mais de 380.000 unidades  instaladas em todo o mundo, a Yaskawa apresentou ao mercado internacional o   mais novo membro da família, o robô colaborativo MOTOMAN HC10 no primeiro semestre deste ano. Desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, a novidade será apresentada no Brasil, em setembro, durante a Intermach 2017 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, em Joinville, Santa Catarina.

Imagem: Divulgação

Trata-se do robô colaborativo HC10 destinado a automação industrial. “O MOTOMAN HC10 além de ser um robô industrial, de alta durabilidade, também é um robô colaborativo, dentre suas características podemos destacar sensores de torque redundantes em cada um dos seus seis eixos e o seu design que não permite pontos de esmagamentos tornando-o confiável e apto para trabalhar de maneira segura lado a lado com os seres humanos”, argumenta Icaru Sakuyoshi, diretor da empresa. As utilidades, como mangueiras para ar comprimido, cabos de rede e cabos diversos, passam por dentro do braço do robô, aumentando a segurança, reduzindo os riscos de interferência com outros equipamentos.

Altamente configurável, o MOTOMAN HC10 trabalha com uma carga útil de 10 kg e um raio de alcance de 1.200 mm, podendo realizar uma ampla gama de tarefas de manuseio de materiais. Entre as vantagens do seu uso, destacam-se a redução de layout na fábrica e melhoria significativa nas condições ergonômicas do trabalhador, evitando acidentes de trabalho e possíveis doenças que ele possa contrair devido à realização de tarefas repetitivas ininterruptas.


Continua depois da publicidade


Outra vantagem conferida pelo robô MOTOMAN HC10 é o fato de ser controlado pelo novo YRC1000 (controlador Yaskawa compacto e de alto desempenho), construído segundo um padrão global, dispensando a necessidade de um transformador para tensões de entrada que variam de 380VAC a 480VAC. O YRC1000 é altamente compacto (598 L x 490 A x 427 C mm), ocupando espaços bem reduzidos. Sua velocidade de comunicação de E / S evoluiu em até 50%, resultando em melhor eficiência do trabalho. Seu único cabo de controlador para robô proporciona maior confiabilidade ao mesmo. Além do mais, seu design favorece a ergonomia, tornando-o mais leve.

O robô colaborativo MOTOMAN HC10 utiliza o software Easy Teach, facilitando ao usuário guiar manualmente o robô e até mesmo conduzi-lo a novos caminhos, através do programa. Desta forma, ele pode ser implementado rapidamente a uma nova planta, ou ainda realocado, diminuindo o tempo de inatividade do sistema e aumentando o retorno do investimento. Quer seja velocidade máxima ou velocidade colaborativa, os tempos de ciclo são otimizados com base em avaliações de risco e requisitos de processo.

Importante ressaltar que a Yaskawa Motoman Brasil é uma empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para auxiliar na escolha e definição dos robôs adequados para a necessidade dos processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.