Empresas caçam talentos em busca de futuros líderes

Fonte: Valor OnLine - 06/08/07

Foi dada a largada para a temporada 2008 de caça aos jovens talentos. E, desta vez, algumas mudanças foram feitas pelas empresas em seus programas de trainee com o objetivo de acelerar a formação de futuros líderes diante da falta de profissionais mais especializados no mercado. Este ano, a Gafisa abriu para os estudantes de engenharia civil a possibilidade de eles escolherem, no momento da inscrição, a área de atuação em que desejam trabalhar.

Segundo Thais Bortolotto, analista de gente da construtora, o candidato pode optar se prefere ficar no escritório (na parte administrativa) ou diretamente na obra. Além disso, com sua expansão para outros estados, a Gafisa trará alunos recém-formados de fora do eixo Rio-São Paulo para que eles entendam a estratégia de negócios da empresa durante um ano e, depois, enviá-los de volta à base. "O programa se estende a 16 localidades do país", diz. Os aprovados no processo de seleção terão a possibilidade de atuar em qualquer um dos braços da companhia: Gafisa, Fit Residencial, Alphaville, Bairro Novo Empreendimentos e Gafisa Vendas.

Os interessados precisam ter até 25 anos, ser formados desde 2005 ou estar cursando o último ano dos cursos de administração, arquitetura, economia, marketing, comunicação social, engenharia civil, engenharia de produção e direito. Exige-se inglês fluente e disponibilidade para viagens. O salário inicial é de R$ 3 mil e a Gafisa também oferece benefícios, como assistência médica e odontológica, seguro de vida e vale refeição.

Já a Sadia reformulou seu programa ano passado, ampliando o foco. "Antes recrutávamos pessoas com formação ligada apenas a indústria do agronegócios, como engenheiros de alimentos e veterinários", afirma Eduardo Noronha, diretor de RH da empresa. Agora, há vagas para graduados em administração, ciências contábeis, economia, engenharia, estatística, matemática, propaganda e marketing ou relações internacionais. É necessário ter inglês fluente, domínio de informática e disponibilidade para trabalhar em outras cidades. Em 2006, 14 mil inscritos participaram do processo de seleção, dos quais ficaram apenas 10.

Na Unilever, o programa de trainee - um dos mais disputados do país - oferece 25 vagas para os estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás. Só no ano passado, a companhia contou com 28 mil inscritos. Podem se candidatar estudantes de graduação e pós-graduação, que se formam em dezembro próximo ou tenham concluído o curso entre 2005 e 2007 nas áreas de tecnologia da informação, manufatura, logística, vendas, finanças, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento de produtos e marketing. Os aprovados receberão salário de R$ 4,2 mil, além de planos médico e odontológico, vale alimentação, estacionamento, seguro de vida, previdência privada e participação nos resultados.

A Whirlpool, fabricante dos eletrodomésticos Brastemp e Consul e dos compressores Embraco, também abriu as inscrições para seu processo seletivo. Jovens formados há até dois anos têm até o dia 9 de setembro para concorrer a uma das vagas para trabalhar nas unidades de São Paulo, Rio Claro (SP), Manaus (AM) e Joinville (SC). Com duração de um ano, o programa terá início em fevereiro de 2008 e tem vagas nas áreas de marketing, vendas, manufatura, tecnologia, logística e suprimentos.

Para participar do processo seletivo é necessário ter conhecimentos de informática, disponibilidade para trabalhar em outras cidades e inglês avançado. Este ano, pela primeira vez, serão selecionados candidatos para a unidade de eletrodomésticos e para a Embraco. Outra novidade é o lançamento do programa "Talentos da Tecnologia", com o objetivo de identificar e desenvolver jovens com potencial de crescimento na carreira técnica. Ele tem duração de 23 meses e os escolhidos terão a possibilidade de fazer módulos fora do país.

Quem mora no Rio de Janeiro tem também a oportunidade de se inscrever no processo da Light, que relançou seu programa de trainee, o primeiro da atual administração que assumiu o comando da empresa há cerca de um ano. Há vagas nas áreas de administração, economia, engenharia, direito, ciências contábeis, ciências da computação, comunicação social, psicologia, arquitetura, matemática, pedagogia e biologia.

De acordo com Ana Silvia Matte, diretora de gente da concessionária de energia, as inscrições podem ser feitas também na Mostra PUC-Rio, que acontece entre os dias 21 e 24 próximos. Estruturado para ter duração de oito meses, o programa foi desenhado para permitir que o jovem decida se quer se tornar um gestor ou um técnico especialista. Todos os candidatos devem ter domínio de informática e inglês fluente.

Mais informações nos sites: www.gafisa.com.br

www.unilever.com.br

www.whirlpool.com.br

www.sadia.com.br/trainees