BID doará R$ 2 mi à Secretaria de Energia e Mineração para projetos de energia solar e resíduos sólidos urbanos

Os fundos apoiarão na consolidação de uma matriz energética ambientalmente sustentável no Estado.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Energia e Mineração e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, firmaram um convênio de cooperação técnica no valor de 600 mil dólares, aproximadamente 2 milhões de reais, para desenvolver ações de geração distribuída com foco em energia solar e na utilização de resíduos sólidos urbanos na produção de eletricidade.

O valor será aportado a fundo perdido pelo Banco por meio da Iniciativa de Qualidade de Infraestrutura do Japão e terá duração de três anos para aplicação nos projetos que serão acordados entre a Secretaria e o BID. O governador Geraldo Alckmin publicou no último dia 26 de agosto, no Diário Oficial do Estado, a autorização para assinatura do convênio.

O termo de cooperação será assinado pelo secretário estadual de Energia e Mineração, João Carlos Meireles, e pelo representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán.

“Com esse convênio, São Paulo dá mais um passo na consolidação de uma matriz energética ambientalmente sustentável com o fortalecimento da energia solar fotovoltaica, além de apontar caminhos para o país na utilização do lixo como fonte de energia”, disse Meirelles.

O programa prevê a contratação de estudos e serviços de consultoria para avaliação do potencial de uso de energia fotovoltaica em geração distribuída em edifícios públicos e desenvolvimento de sistemas solares fotovoltaicos em geração distribuída. 

O BID também financiará a análise do potencial de geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU) e o desenvolvimento de um projeto básico de geração de energia com RSU em São Paulo. Com isso, o estado quer fortalecer as energias renováveis, que já representam 60% na matriz energética paulista.


Continua depois da publicidade


A Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo dará como contrapartida o suporte aos consultores contratados e o apoio técnico para a viabilização dos projetos em municípios a serem identificados.