Trane é duplamente premiada no 24º Destaques do Ano Smacna Brasil

As obras do Laboratório Sabin-Medicina Diagnóstica e Jaguar Land Rover tiveram os projetos premiados pela excelência em climatização.


Continua depois da publicidade


A Trane, especializada em fornecimento de soluções e serviços de conforto interior e uma marca da Ingersoll Rand®, recebeu duas premiações no 24º Destaques do Ano Smacna Brasil -2016. A premiação é considerada uma das mais importantes do mercado brasileiro para o setor de HVAC.

Durante a cerimônia de premiação realizada, no dia 10 de agosto de 2017, no Milenium Centro de Convenções, na cidade de São Paulo, o Diretor Geral da Trane no Brasil, Luiz Moura, recebeu a premiação de destaque como fabricante de sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC) pelas obras do Laboratório Sabin-Medicina Diagnóstica e Jaguar Land Rover. “A cada ano a Trane se destaca com soluções personalizadas, projetos inovadores de alta tecnologia, que associados a sistemas de automação de última geração, proporcionam a eficiência energética que os nossos clientes precisam”, ressalta Moura.


Continua depois da publicidade


A sede do Laboratório Sabin - Medicina Diagnóstica, localizada na cidade de Brasília (DF), possui 14.000m² de área construída e o Núcleo Técnico Operacional (NTO) tem capacidade produtiva instalada para realizar cinco milhões de exames por mês. O edifício foi construído com o conceito das edificações verdes, possui a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no nível Gold, e requeria um sistema de ar condicionado e de ventilação mecânica que proporcionassem climatização dos ambientes laboratoriais ao mesmo tempo em que garantissem eficiência energética e segurança operacional.

Rodrigo de Carvalho Dores, Executivo de Vendas da Trane® no Brasil, responsável por essa obra, ressalta que os projetos vencedores foram desenvolvidos de acordo com as necessidades. “Temos orgulho de sermos reconhecidos como fabricante destaque para sistemas HVAC. As obras do Laboratório Sabin-Medicina Diagnóstica e do Jaguar Land Rover nos desafiaram a oferecer a melhor solução de eficiência energética com a garantia de conforto e segurança”, enfatiza.

Por meio da integração de todo o sistema de automação HVAC, o Laboratório Sabin agrega diversas tecnologias Trane que vão desde a água gelada, sistema VRF até o sistema de vazão de ar variável. A empresa Almeida França Engenharia, responsável pela instalação dos sistemas de HVAC da obra, optou pela utilização dos chillers parafusos de condensação a ar Trane® Stealth RTAE com 165 toneladas de refrigeração e RTAC de 170 TR. Além dos climatizadores; fancoils Wave Doble (13 unidades); caixas VAVs (volume de ar variável) modelo TRANE VCCF (53 unidades); Fancoletes HFCF (76 unidades); três sistemas Solution Plus Trane (DXPA com condensadoras TRAE); sistema TVR™ II (nove condensadores e 12 evaporadoras), e sistema de automação Trane Tracer™ SC. A conclusão da instalação do sistema e automação Trane no Laboratório Sabin aconteceu em dezembro de 2016.

No segundo projeto premiado, a obra Jaguar Land Rover, localizado na cidade de Itatiaia (RJ), a empresa Ergo Engenharia optou por instalar um Sistema de Captação de Condensados, que coleta a água de condensação dos fancoils da Casa de Máquina e direciona para as Torres de Resfriamento para garantir eficiência energética da obra. Além disso, o Tanque de Termoacumulação complementa a carga térmica para unidades críticas e substitui os chillers nos horários de pico de tarifação de energia elétrica, proporcionando uma considerável redução dos custos de energia.

O Executivo de Vendas da Trane® no Brasil, Rafael Dutra, responsável pela obra em Itatiaia, enfatiza que cada etapa é importante para atender às necessidades do empreendimento. “Nossos clientes sabem que o sistema de HVAC é um dos principais consumidores de energia dos empreendimentos e, ao apostar na expertise e na confiabilidade dos produtos e soluções Trane, eles têm a garantia de eficiência energética durante todo o ciclo de vida do equipamento”, diz.

Todo o sistema de HVAC foi pensado para atender as exigências da certificação LEED Gold e, em relação à Qualidade do Ar Interior (QAI), a taxa de renovação de ar para os escritórios está acima do recomendado pela NBR e pela ASHRAE. Para a climatização de toda a área de testes de produtos produzidos pela fábrica, a Trane forneceu dois chillers com condensação de ar Trane BRTAC140 (140TR). Já os refeitórios, escritórios e áreas fabris, contam com dois chillers com condensação a agua Trane RTHD (417TR) para climatizar cada espaço.

“Estes dois prêmios consolidam a posição da marca Trane em oferecer soluções inovadoras e de alta eficiência para o mercado brasileiro de HVAC, comprovando o nosso comprometimento com o meio ambiente, em linha com as boas práticas de sustentabilidade”, finaliza o Diretor Geral da Trane no Brasil.

Desde 1993, a Smacna Brasil (Sheet Metal & Air conditioning Contractors’ National Association) realiza o Prêmio Destaques do Ano consagrando anualmente, em âmbito nacional, os méritos técnicos dos trabalhos de engenharia termoambiental do ano anterior, além de atender os requisitos de preservação do meio ambiente e de eficiência energética. O prêmio distingue o usuário final (cliente), a empresa de engenharia térmica (instalador), o fabricante principal e os agentes de mercado responsáveis pela implementação dos sistemas de climatização/tratamento de ar nos projetos.

Tópicos:



Comentários ()