JSI disponibiliza máquinas mais competitiva e conectada

As máquinas cortadeiras de papel do fabricante de máquinas americano JSI estão de fato bem conectadas. Utilizando a tecnologia da HMS Industrial Networks e o design de sistemas da Millennium Controls, a JSI pode acessar a máquina e controlá-la remotamente através da internet, bem como ativar a comunicação com e sem fio entre os diferentes elementos da máquina. Tudo isso permite à JSI disponibilizar uma máquina ainda mais competitiva e conectada.
 
Máquina cortadeira de papel da JSI com um braço robótico que permite a substituição automática das lâminas.
 
O problema
 
As laminadoras arredondadas que cortam o papel nas máquinas JSI são extremamente afiadas e podem ser perigosas de manusear. Por este motivo, a JSI e a Millennium Controls desenvolveram um sistema de substituição de lâminas através da utilização de um braço robótico da Fanuc Robotics. O robô substitui as lâminas afiadas automaticamente, sem que os operadores precisem tocá-las.
 
Mas mesmo que as lâminas possam ser substituídas automaticamente, os operadores têm de subir à IHM da máquina, o que os coloca em estreita proximidade com as lâminas afiadas. Por este motivo, a JSI e a Millennium Controls procuraram uma maneira de acessar a máquina à distância.

Os efeitos
 
Os operadores evitam o contato com laminadoras afiadas
O tempo de inatividade que resulta da substituição de lâminas é reduzido
Os custos de manutenção são reduzidos, uma vez que a manutenção pode ser feita remotamente
A vida útil da lâmina é maximizada através da rastreabilidade do desgaste
 
eWON Cosy permite acesso remoto
 
Para acessar a máquina remotamente, a JSI e a Millennium Controls instalaram um eWON Cosy da HMS - um roteador remoto que permite aos usuários acessar a máquina através da internet para efeitos de monitoramento do seu estado ou até para programação e manutenção. Isso significa que os operadores podem substituir lâminas a uma distância de segurança dentro de uma fábrica ou, na realidade, a partir de qualquer parte do mundo.
 
O eWON Cosy é conectado ao CLP da máquina (ControlLogix L7 da Rockwell). O roteador comunica com o serviço eWON Talk2M baseado em nuvem, no qual os usuários podem iniciar sessão para acessar seus sistemas de controle. É como estar ligado diretamente no local - os usuários veem exatamente o que veriam nas IHMs no local.
 
Comunicação sem fio - Anybus Wireless Bolt
 
Com um grande número de peças móveis numa máquina, os cabeamentos podem ser difíceis e morosos. Ao instalar um Anybus Wireless Bolt na máquina cortadeira de papel, a JSI pode disponibilizar comunicação sem fio entre o armário do CLP e os vários elementos da máquina. O Wireless Bolt pode comunicar por Bluetooth, Bluetooth de Baixa Energia e redes locais sem fio ativando uma ligação sem fio industrial muito sólida num limite de 100 metros.
 
Conectando a luz indicadora Modbus-TCP à rede EtherNet/IP
 
O CLP Allen Bradley que controla a máquina comunica através de EtherNet/IP - a rede de preferência dos sistemas baseados em tecnologia da Rockwell Automation. O CLP comunica na perfeição com a maioria dos outros sistemas e componentes da máquina, mas a JSI queria utilizar uma luz indicadora para mostrar o estado atual da máquina e essa luz indicadora utilizava comunicação por Modbus-TCP. Para permitir que a luz indicadora comunique através de EtherNet/IP, a Millennium Controls sugeriu o dispositivo de conexão EtherNet/IP da HMS, o qual atua como tradutor entre a luz indicadora e o CLP, permitindo que comuniquem. Os dispositivos de conexão EtherNet/IP têm uma integração exclusiva no Studio 5000 Logix Designer, permitindo uma conectividade rápida e simples a dispositivos Modbus-TCP.
 
Os gateways Anybus da HMS podem também ser utilizados para conectar toda a máquina a outra rede industrial, como Modbus-TCP, EtherCAT ou PROFINET, se for necessária comunicação em ambientes não Rockwell.
 
"As soluções IdCI da HMS nos proporcionam uma manutenção mais fácil e custos de manutenção mais baixos, uma vez que nós e nossos clientes podemos solucionar problemas e realizar trabalhos de manutenção remotamente", afirma Aaron Bloy, proprietário e vice-presidente de operações da JSI.
 
Um projeto rápido que proporciona uma vantagem competitiva à JSI
No geral, a implementação de robótica e das soluções de conectividade da HMS não demorou mais de 4 meses e proporcionou vários benefícios à JSI e seus clientes.
 
"Esse foi um projeto que desenvolvemos numa primeira fase para apresentação na Rockwell Automation Fair em Atlanta, mas é também algo que vamos disponibilizar aos nossos clientes num futuro próximo", mencionou ainda Aaron Bloy. "Proporcionar aos nossos clientes uma máquina verdadeiramente conectada nos coloca em vantagem, uma vez que permite uma manutenção mais fácil e custos mais reduzidos pois nós e nossos clientes podemos solucionar problemas e realizar trabalhos de manutenção remotamente."