Autopeças obtêm alta de 16,2% no faturamento

Compras das montadoras trazem até aumento na utilização da capacidade.

A venda de autopeças no acumulado dos primeiros cinco meses do ano cresceu 16,2% sobre o mesmo período de 2016. O desempenho do setor continua contando com a ajuda dos negócios com as montadoras, que aumentaram 16,2% por causa dos maiores volumes de exportação de veículos. 

Como resultado, as empresas de autopeças registraram no mês de maio 66% de utilização de sua capacidade instalada, o maior índice desde maio de 2015. O fato, contudo, não foi suficiente para impedir a queda de 2,5% no nível de emprego no acumulado dos cinco primeiros meses de 2017. 

Os números são do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e foram elaborados a partir de informações fornecidas por 64 associados que respondem por 32% do faturamento do setor. 

O segmento de reposição registrou ligeira queda de 1,3%, compreensível diante dos bons resultados obtidos em 2016. As exportações de autopeças em dólares revelam acréscimo de 3,74%. Desde outubro de 2016 as vendas ao exterior detêm uma fatia ligeiramente maior no faturamento do que o mercado de reposição. Essa superioridade foi de quase um ponto porcentual na média dos últimos oito meses.