Volkswagen suspenderá redução de jornada em Taubaté

Unidade que passa a produzir o Gol voltará a operar cinco dias por semana.

A Volkswagen suspenderá a partir de agosto a utilização do PSE, Programa Seguro Emprego (antigo PPE), que permite flexibilização e redução da jornada de trabalho, em sua fábrica de Taubaté (SP), onde já são fabricados os modelos Up! e Voyage e que a partir do próximo mês será a responsável pela produção nacional do Gol, que deixará de ser montado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, conforme a montadora informou anteriormente.

O PSE foi adotado em Taubaté há dois meses, quando a montadora projetada manter a medida até outubro. A redução de jornada era de 25% e valia para 70% dos 4 mil funcionários da unidade. Com a mudança da produção do Gol para Taubaté, a unidade voltará a produzir nos cinco dias úteis da semana até o fim do ano. “As medidas de flexibilização para administração do efetivo, asseguradas pelos acordos firmados com os sindicatos em todas as nossas fábricas, são importantíssimas e nos permitem responder adequadamente às variações de mercado”, afirma o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen no Brasil, Nilton Junior.

Além disso, a montadora espera que com as demandas de Gol, incluindo as exportações, além de Up! e Voyage, a fábrica da Taubaté pode elevar o volume de produção neste ano.

“As expectativas para o mercado como um todo estão melhores. Olhando para os resultados de maio e junho a expectativa para o ano de 2017 cresceu, de um a dois pontos porcentuais com relação a expectativa que tínhamos no início deste ano. Esperamos que a evolução nas vendas em 2017 seja de 4% a 5% sobre 2016. Já para 2018, esperamos um crescimento de 5% a 8% na comparação com 2017. Neste ano com relação a 2016 vamos reduzir sim a nossa ociosidade. Ainda não é possível saber o porcentual de forma precisa”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels.


Continua depois da publicidade


A fábrica Anchieta que deixa de produzir o Gol receberá os dois novos modelos da plataforma MQB: o Polo, que chega ao mercado no último trimestre do ano, e o sedã Virtus, previsto para o primeiro semestre de 2018. A picape Saveiro continuará a ser feita na unidade do ABC.

“Dessa forma, conseguiremos ter ainda mais produtividade em nossas unidades, com maior foco logístico e maior eficiência”, finaliza Powels.


Tópicos: