Automotiva chinesa escolhe Guarulhos para primeira fábrica no Brasil

Com apoio da Investe SP, Ningbo Tuopu investe em torno de R$ 30 milhões em planta que inicia atendendo projeto da General Motors e gerando aproximadamente 120 empregos.

O Grupo chinês Ningbo Tuopu anunciou nesta quinta-feira, 29 de junho, a instalação de sua primeira fábrica de partes automotivas no Brasil em Guarulhos (SP), na região metropolitana de São Paulo. A empresa está investindo em torno de R$ 30 milhõesna planta, que irá fabricar coxins de motor, câmbios e outros conjuntos automotivos para diversas montadoras presentes no Estado e em toda América do Sul.

O projeto conta com o apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “A Ningbo Tuopu é um exemplo de que a cadeia automotiva do Estado de São Paulo continua se expandindo, gerando cada vez mais empregos e valor para a economia do País”, explica Sérgio Costa, diretor da Agência.

“O apoio da Investe São Paulo tem sido fundamental, principalmente com relação aos recursos disponíveis no Estado, licenciamento ambiental e outros caminhos para a implantação da empresa”, afirma Flávio Renato M. de Passos, diretor geral da Tuopu do Brasil.

A previsão é que a planta comece a operar no segundo semestre de 2019, produzindo 485 mil conjuntos por ano. Segundo Flávio Renato, Guarulhos foi escolhida para o projeto por permitir uma localização próxima a fornecedores e clientes, além de fornecer uma abundância de mão de obra especializada. “O apoio e suporte dado pela prefeitura e o Governo do Estado também foram fundamentais”, diz o diretor.

“Estive na China há quinze dias, quando apresentei Guarulhos como uma grande oportunidade de investimento. Somos a principal porta de entrada do Brasil e, para nós, é uma honra poder receber a Ningbo Tuopu. Agradecemos a Investe SP por essa grande parceria na geração de empregos em Guarulhos. Estamos de portas abertas para a instalação de negócios e geração de novos empregos”, afirma o prefeito da cidade, Gustavo Guti.


Continua depois da publicidade


A inciativa de vir para o Brasil partiu de uma demanda da General Motors, um dos principais clientes da empresa em outros países. A Ningbo Tuopu foi escolhida para fornecer os coxins de motor e câmbio para os automóveis produzidos pela montadora na América do Sul, e era necessária uma planta local para atender a demanda da região.

Apesar do foco na GM, a ideia é que a Ningbo Tuopu atenda também as outras montadoras do Estado e de todo o mercado SulAmericano, como Fiat, Ford, Volkswagen, Honda, Hyundai, Peugeot, Nissan, entre outras. Haverá inclusive 35% da capacidade da planta livre para a abertura de novos negócios do futuro, o que possibilitará uma expansão dependendo do desenvolvimento do mercado.