A fábrica do futuro já existe e estará na Feimafe 2017

Espaço denominado Manufatura Inteligente reúne empresas de alta tecnologia onde serão expostas máquinas equipadas com inteligência artificial, capazes de tomar decisões sem interferência humana.

A fábrica do futuro estará ao alcance dos visitantes da Feimafe 2017 - 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura. Um conjunto de empresas de alta tecnologia, coordenado pela Okuma Latino-Americana, mostrará o funcionamento de “máquinas inteligentes” que, de forma integrada, realizam trabalhos por horas a fio e ainda tomam decisões sem a interferência humana.  A demonstração desses feitos poderá ser presenciada na Manufatura Inteligente, um espaço na Feira cujo principal objetivo é “transformar o processo de produção mais eficiente, flexível, adaptativo, preditivo e produtivo, condições imprescindíveis para participar em mercados altamente competitivos”, afirma o diretor da Okuma, Mohseen Hatia.

Também participam da Manufatura Inteligente as empresas Motoman Robótica do Brasil, Renishaw, Sandvik Coromant, Blum e KAS. A Feimafe começa no dia 20 de junho e vai até 24, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Manufatura Inteligente é fundamentada através da conexão da robótica avançada com os chamados Big Data Analytics (que compila e analisa através de método estatístico um grande conjunto de dados), graças também à incorporação de recursos de Tecnologia da Informação (TI) e internet nas máquinas, explica Hatia. Com a junção dessas funcionalidades, as máquinas robotizadas e altamente informatizadas “aprendem” com a experiência durante o processo de trabalho, tomando decisões independentemente da interferência humana.

A Okuma vai levar à Manufatura Inteligente uma máquina multi-tarefa modelo Multus U3000 2SW capaz de realizar carga e descarga automática de peças, com trocador automático de ferramentas, que, somado ao monitoramento de esforço de corte e gerenciamento de componentes, permite trabalhar por horas sem a presença humana.


Continua depois da publicidade


A participação da Sandvik Coromant, especializada em ferramentas e soluções para usinagem, se dará pelo seu programa chamado Right from the start (Certo desde o início) que visa indicar qual ferramenta de corte é mais adequada à uma nova máquina e ainda auxilia no planejamento do processo de aquisição e de implementação do ferramental, sempre em estreita colaboração com o cliente final e o fabricante ou representante de máquinas parceiro. Esse programa também oferece descontos para a compra inicial de ferramentas de corte e disponibiliza uma plataforma digital por onde se pode acompanhar o andamento da transação e seus desdobramentos.

A Motoman Robótica do Brasil disponibilizará aos visitantes treinamentos ministrados pelos seus instrutores de programação off-line por meio do software MotoSim, que simula o funcionamento de uma célula robotizada de modo a possibilitar que o cliente verifique como será a sua aplicação antes mesmo de o robô ser efetivamente instalado na planta industrial.

Além da Manufatura Inteligente, a Feimafe tem atividades programadas na Arena da Robótica e Automação Industrial, Ilha da Eficiência e no Fórum Feimafe. A Feira é a única no Brasil com mais de 150 horas de conteúdo gratuito para atualização profissional e para aprimorar os conhecimentos sobre produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas mercadológicas.

Serviço

16ª Feimafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Data: de 20 a 24 de junho de 2017
Horários: 3ª a 6ª feira das 11h às 20h / sábado das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo


Tópicos: