A fábrica do futuro já existe e estará na Feimafe 2017

Espaço denominado Manufatura Inteligente reúne empresas de alta tecnologia onde serão expostas máquinas equipadas com inteligência artificial, capazes de tomar decisões sem interferência humana.


Continua depois da publicidade


A fábrica do futuro estará ao alcance dos visitantes da Feimafe 2017 - 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura. Um conjunto de empresas de alta tecnologia, coordenado pela Okuma Latino-Americana, mostrará o funcionamento de “máquinas inteligentes” que, de forma integrada, realizam trabalhos por horas a fio e ainda tomam decisões sem a interferência humana.  A demonstração desses feitos poderá ser presenciada na Manufatura Inteligente, um espaço na Feira cujo principal objetivo é “transformar o processo de produção mais eficiente, flexível, adaptativo, preditivo e produtivo, condições imprescindíveis para participar em mercados altamente competitivos”, afirma o diretor da Okuma, Mohseen Hatia.

Também participam da Manufatura Inteligente as empresas Motoman Robótica do Brasil, Renishaw, Sandvik Coromant, Blum e KAS. A Feimafe começa no dia 20 de junho e vai até 24, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Manufatura Inteligente é fundamentada através da conexão da robótica avançada com os chamados Big Data Analytics (que compila e analisa através de método estatístico um grande conjunto de dados), graças também à incorporação de recursos de Tecnologia da Informação (TI) e internet nas máquinas, explica Hatia. Com a junção dessas funcionalidades, as máquinas robotizadas e altamente informatizadas “aprendem” com a experiência durante o processo de trabalho, tomando decisões independentemente da interferência humana.

A Okuma vai levar à Manufatura Inteligente uma máquina multi-tarefa modelo Multus U3000 2SW capaz de realizar carga e descarga automática de peças, com trocador automático de ferramentas, que, somado ao monitoramento de esforço de corte e gerenciamento de componentes, permite trabalhar por horas sem a presença humana.


Continua depois da publicidade


A participação da Sandvik Coromant, especializada em ferramentas e soluções para usinagem, se dará pelo seu programa chamado Right from the start (Certo desde o início) que visa indicar qual ferramenta de corte é mais adequada à uma nova máquina e ainda auxilia no planejamento do processo de aquisição e de implementação do ferramental, sempre em estreita colaboração com o cliente final e o fabricante ou representante de máquinas parceiro. Esse programa também oferece descontos para a compra inicial de ferramentas de corte e disponibiliza uma plataforma digital por onde se pode acompanhar o andamento da transação e seus desdobramentos.

A Motoman Robótica do Brasil disponibilizará aos visitantes treinamentos ministrados pelos seus instrutores de programação off-line por meio do software MotoSim, que simula o funcionamento de uma célula robotizada de modo a possibilitar que o cliente verifique como será a sua aplicação antes mesmo de o robô ser efetivamente instalado na planta industrial.

Além da Manufatura Inteligente, a Feimafe tem atividades programadas na Arena da Robótica e Automação Industrial, Ilha da Eficiência e no Fórum Feimafe. A Feira é a única no Brasil com mais de 150 horas de conteúdo gratuito para atualização profissional e para aprimorar os conhecimentos sobre produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas mercadológicas.

Serviço

16ª Feimafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Data: de 20 a 24 de junho de 2017
Horários: 3ª a 6ª feira das 11h às 20h / sábado das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo

Tópicos:



Comentários