CSN retoma exportação de minério de ferro pelo porto de Itaguaí

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) retomou suas atividades de exportação de minério de ferro a partir de seu próprio porto, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, informou a empresa nesta quarta-feira (25).

As atividades no Porto de Itaguaí foram retomadas há cerca de duas semanas, e assim a CSN deixou de usar o Porto do Sudeste como alternativa, de acordo com uma fonte com conhecimento do assunto.

"O nosso porto foi retomado 100 por cento. Agora temos zero de embarque no porto do Sudeste", disse a fonte à Reuters, na condição de anonimato.

"As atividades foram retomadas há 15 dias e agora atingimos a normalidade", acrescentou.

No mês passado, as atividades no porto de Itaguaí tiveram de ser paralisadas devido a um problema em um equipamento conhecido como "reclaimer", usado no transporte do minério dentro do terminal.

A CSN Mineração é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil, atrás da gigante Vale.

Enquanto o problema era reparado, a CSN utilizou o porto do Sudeste, que fica próximo ao terminal de Itaguaí, e é controlado pelo fundo Mubadala.

A fonte não informou os custos envolvidos na reparação do problema que impediu o uso do porto desde o mês passado.

"É claro que isso envolve valores, mas o seguro cobre tanto a solução do dano como o embarque de outro porto", disse.

Segundo a fonte, o equipamento precisou ser trocado, mas não houve atrasos ou prejuízo para os clientes. (com reportagem adicional de Flávia Bohone)


Tópicos: