Em parceria com Grob/Senai, Quimatic Tapmatic apresenta a jovens alunos do curso Técnico em Mecânica as vantagens da usinagem limpa

Entre outras vantagens, a usinagem limpa garante economia de até 50% do consumo de fluido de corte, não gera resíduos e reduz pela metade a temperatura em relação à usinagem a seco

A B.GROB, Quimatic Tapmatic e SENAI apresentam vantagens da usinagem limpa a jovens estudantes de mecânica industrial.

Durante o curso técnico, alunos entre 16 e 17 anos aprendem a trabalhar com a tecnologia MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes), que garante maior eficiência na refrigeração e lubrificação de peças na usinagem.

A Quimatic Tapmatic é parceira da Escola Técnica GROB/SENAI há mais de uma década e para este novo curso forneceu um Nebulizador IV QUIMATIC, instalado em uma Fresadora CNC do modelo EMCO Concept Mill 55. O nebulizador tem a função de aplicar fluido de corte de forma direcionada e na quantidade exata durante a usinagem de peças, combatendo o desperdício de produto.

“Entre outras vantagens, a usinagem limpa garante economia de até 50% do consumo de fluido de corte, não gera resíduos e reduz pela metade a temperatura em relação à usinagem a seco, sem interferir nas dimensões e acabamento da peça”, enfatiza Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic.

Visando garantir ainda mais praticidade durante o curso, os instrutores da Escola Técnica GROB/SENAI desenvolveram uma nova forma de alimentação de fluidos, facilmente acoplável aos nebulizadores e com três reservatórios. Os reservatórios contêm: Quimatic JET, o fluido da Quimatic Tapmatic para metais ferrosos; Fluido para Serrar e Usinar Alumínio; e álcool, instalado apenas para testes comparativos com o fluido para alumínio.


Continua depois da publicidade


Na visão dos instrutores do curso, Odair Maranho e Roberto Pegoraro, as técnicas de usinagem limpa trazem uma série de benefícios para as indústrias e, por isso, são imprescindíveis na formação dos futuros profissionais do setor. O treinamento da jovem turma de Técnicos em Mecânica é uma primeira etapa para a inclusão da técnica MQL no parque fabril da B.GROB.

O desenvolvimento de novos processos de fabricação constitui um elemento importante do sucesso empresarial na GROB, desde a sua fundação. Com esta iniciativa, surgem sempre novas oportunidades de melhoria, que estabelecem padrões na engenharia mecânica. A tecnologia de ponta exigente, made by GROB, caracteriza o caminho do sucesso da empresa há mais de 60 anos.

“Nossa Escola Técnica ocupa-se atualmente dos desafios do progresso tecnológico da companhia. Assim, os professores disponibilizam soluções na área de usinagem e montagem”, explica Valdecir Zampieri Lezardo, gerente de Recursos Humanos da GROB. “Na era da Indústria 4.0, a GROB também dá um grande passo no futuro digital com o software industrial desenvolvido internamente para a digitalização e ligação em rede de instalações de produção ‘GROB-NET 4 Industry’, por isso temos que garantir as melhores peças ao nosso conjunto tecnológico com modernas técnicas de usinagem”.




Comentários