Oportunidade na USP: mestrado profissional voltado à indústria abre inscrições

Candidatos com formação nas áreas de matemática, estatística e computação podem se inscrever até 12 de junho.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

São disponibilizadas 15 vagas na ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Saúde e Infraestrutura. “O público-alvo do MECAI são, essencialmente, profissionais da indústria, com formação nas áreas de atuação do programa (matemática, estatística e computação), que desejam aprimorar seus conhecimentos, sobretudo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas empresas em que trabalham”, explica Ellen Francine, coordenadora do MECAI e professora do ICMC. 

O mestrado profissional é um dos únicos do país que aborda, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria: "O MECAI tem como principal objetivo aprimorar a formação dos profissionais e atender às demandas específicas do setor produtivo a fim de viabilizar a geração de produtos e/ou aplicações inovadoras, de forma que empresas e entidades afins tornem-se mais competitivas tanto no cenário nacional como no internacional”.

As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 12 de junho no site da Pós-Graduação do ICMC. O processo seletivo será realizado em uma única etapa e a divulgação do resultado, com o nome dos convocados para a matrícula e lista de espera, está prevista para ocorrer até 3 de julho. A turma que ingressará em 2017 será a quarta do curso. “Também vale destacar a estreita relação do MECAI com o CeMEAI, por meio da qual tem sido possível estabelecer contatos e promover parcerias com empresas e profissionais da indústria, de modo a fomentar o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de atuação do MECAI ao setor produtivo”, ressalta Ellen.


Continua depois da publicidade


Pós-graduação no ICMC - Os programas de pós-graduação do ICMC estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do recém-criado MECAI, há três outros programas com mestrado e doutorado: o de Ciências de Computação e Matemática Computacional; o de Matemática; e o de Estatística, que é oferecido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. O ICMC participa, ainda, do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Tópicos: