Novo software Solid Edge ST10 oferece melhorias nas ferramentas de design, simulação e colaboração

Projeta peças perfeitas para impressão 3D e fornece acesso direto a serviços de manufatura aditiva.

A versão mais recente do software Solid Edge da Siemens (Solid Edge ST10) eleva o nível de todos os aspectos do desenvolvimento de produtos com a nova tecnologia de design, análise aprimorada de fluxo de fluidos, transferência de calor e ferramentas de colaboração baseadas na nuvem. Ferramentas de publicação aprimoradas permitem a criação de documentos técnicos interativos e a capacidade de compartilhar designs na nuvem. O Solid Edge ST10 facilita ainda mais a otimização de peças para manufatura aditiva (MA) e atividades como recebimento de cotações, seleção de materiais e cronogramas de entrega de fornecedores de serviços de MA. A nova tecnologia de otimização da topologia, combinada à exclusiva tecnologia Convergent Modeling da Siemens, permite aos designers melhorar significativamente a eficiência do design do produto e melhorar a capacidade de trabalhar com geometria importada.

“Nós importamos muitos modelos 3D para componentes como lâmpadas e amortecedores em um formato facetado”, disse Ricardo Espinosa, Gerente de Engenharia de P&D da Kimball International. “A nova tecnologia Convergent Modeling do Solid Edge ST10 nos permitirá trabalhar com esses dados de forma mais rápida e flexível.”

O Solid Edge ST10 vai além dos recursos de CAD tradicionais, oferecendo agora um portfólio completo de ferramentas para melhorar o desenvolvimento e o design do produto. A nova tecnologia de otimização da topologia, um subconjunto de design gerador automatizado, otimiza rapidamente a relação entre resistência e peso do design de cada peça. A tecnologia Convergent Modeling simplifica significativamente as capacidades do trabalho com geometria, consistindo de uma combinação de facetas, superfícies e sólidos – como aqueles criados ao importar arquivos CAD de terceiros ou na otimização da topologia. Novos recursos de simulação, como a análise de fluxo de fluidos totalmente integrada, eliminam a necessidade de transferir dados entre diferentes aplicativos, fornecendo aos designers a possibilidade de obter um fluxo de fluidos preciso e rápido e análise de transferência de calor diretamente no Solid Edge.


Continua depois da publicidade


As melhorias na manufatura auxiliada por computador (CAM) permitem a programação eficiente das ferramentas de máquinas CNC e a capacidade de definir componentes complexos de chapa metálica, otimizados para uso na manufatura. As novas ferramentas de manufatura aditiva permitem aos usuários a impressão de peças em 3D em casa ou o acesso a uma rede de serviços de manufatura aditiva, otimizando a seleção e a entrega de materiais.

O software Solid Edge ST10 também inclui recursos de publicação otimizados para criar rapidamente ilustrações detalhadas dos designs. A publicação de documentos digitais interativos pode ajudar na comunicação do processo de manufatura correto e dos procedimentos de manutenção dos produtos. Esses documentos são associados às informações originais do projeto, permitindo atualizações rápidas na documentação no caso de alterações no projeto. Novas melhorias no gerenciamento de dados do Solid Edge e integração aprimorada com o software Teamcenter® da Siemens fornecem gerenciamento expansível de dados do produto, ajudando empresas de todos os portes a se tornarem empresas digitais. A classificação dos componentes e o trabalho offline são recursos oferecidos pelo Solid Edge usando a integração com o Teamcenter.

O portal Solid Edge oferecerá uma solução na nuvem para colaboração com outros usuários, fornecedores e clientes, simplificando a comunicação em ciclos de desenvolvimento de produto. Oferecendo uma nova maneira de trabalho cooperativo, o portal permite que os usuários façam upload e gerenciem arquivos em pastas na nuvem, com visualização via navegador de múltiplas plataformas, incluindo o Solid Edge e de muitos outros aplicativos CAD populares.

“A digitalização está mudando o campo de batalha, fornecendo oportunidades ilimitadas para que empresas de pequeno e médio porte transformem a indústria”, disse John Miller, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Siemens PLM Software. “Com o lançamento do Solid Edge ST10, um portfólio de ferramentas de próxima geração para o desenvolvimento de produtos estará disponível aos nossos clientes de manufatura, para que colaborem para a economia digital.”

O Solid Edge ST10 deve ser lançado no verão de 2017.