Expomafe traz vasta programação de conteúdo técnico

A primeira edição da Expomafe acontece de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Segundo os organizadores, a feira conta com 400 expositores que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais. O evento que espera receber cerca de 40 mil visitantes até sábado e está com uma ampla programação voltada, especialmente à geração de negócios e à exploração de conteúdo sobre Manufatura Avançada. Há uma programação com mais de 60 horas de conteúdo avançado sobre temas relevantes para colaborar com a atualização dos profissionais que visitam a feira. 

Já aconteceu no evento o Seminário Óleo e Gás; VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Soluções Smart para a Indústria, realizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha; Painel Tecnológico – Corte & Solda; a palestra: Pensamentos que apontam para o futuro, por Ricardo Guimarães, presidente fundador da Thymus Branding e membro do conselho do Instituto Akatu. 

Nesta sexta-feira (12) acontece o Seminário Internacional – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0, que discutirá, a partir das 9h, as tecnologias de coleta e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos, sua utilização para armazenamento, processamento e análise. 

Já na Arena Técnica, auditório aberto montado no próprio pavilhão, acontecem palestras gratuitas com duração média de 45 minutos. Os palestrantes são especialistas e executivos das empresas expositoras. As apresentações acontecem até o dia 13, entre 10h e 18h. 

O palestrante da Dassault Systèmes, Luiz Roberto Egreja, falou sobre os conceitos e os
benefícios da Indústria 4.0 para o setor metalmecânico, na Arena Técnica.
Imagem: CIMM

Estande Temático


Continua depois da publicidade


Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ, tem o objetivo de mostrar aos visitantes a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado. Este ano, o espaço será focado na indústria de máquinas e implementos agrícolas, e conta com a parceria da empresa Jacto, que vai apresentar sua história, produtos, a avançada tecnologia que possui e a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo. Todos os dias, das 10h às 19h (exceto dia 13, das 9h às 17h) 

Manufatura Avançada 

O Demonstrador de Manufatura Avançada
fica em operação nesta sexta-feira das
10h às 19h, e das 9h às 17h no sábado (13).
Imagem: CIMM 

Durante cinco dias, a Expomafe apresenta a seus visitantes um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado, pela primeira vez no Brasil, durante a Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec 2016), e ganhou atualizações em seu conceito desde o layout da linha até os programas de controle. 

O Demonstrador vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados para apresentar, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0: Módulos Autônomos de Produção, Comunicação Máquina a Máquina, Sistema de Autogestão da Produção, Gêmeo Digital e outras características.

O projeto foi desenvolvido pela ABIMAQ e SENAI-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions. 


Tópicos: