SI Group conclui expansão em Rio Claro

Empresa investe US$ 20 milhões no projeto que conta com apoio da Investe SP.

A SI Group, desenvolvedora e fabricante mundial de intermediários químicos, resinas especiais e soluções, anunciou a conclusão das obras das novas instalações de sua fábrica em Rio Claro (SP), no Brasil. 

O projeto de expansão da planta de Rio Claro incluiu investimento de mais de US$ 20 milhões  para  compra e instalação de uma nova fábrica de formaldeído, a ampliação da atual fábrica de resinas, uma nova sala de controle de produção, um novo galpão de estocagem de produto acabado e um novo abrigo de produtos inflamáveis. Esses novos investimentos resultarão em 80.000 toneladas a mais na capacidade anual de produção de resinas e formaldeído.

O projeto conta com apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e inovação do Estado de São Paulo. “O Estado de São Paulo tem toda a infraestrutura e a cadeia logística para o desenvolvimento do setor químico, e a nova planta da SI Group vem para complementar mais ainda esse quadro”, afirma Ermínio Lucci, diretor de investimentos da Agência.

A nova fábrica de formaldeído está equipada com tecnologia de última geração que proporciona uma alta eficiência e menor consumo de recursos, incluindo: geração zero de resíduos sólidos ou líquidos; emissão reduzida de carbono;
redução de mais de 30% no consumo de gás natural; maior reciclagem e reúso do vapor de alta pressão; sistema inovador de controle de emissões para remover poluentes, com desempenho muito melhor do que os limites estabelecidos globalmente; automação e recursos de segurança de alto desempenho, para maior segurança na sua operação.  

“Esse é um passo importante para nossa empresa, pois estamos concluindo uma série de investimentos que colocam a fábrica de Rio Claro em uma posição muito mais ecológica, competitiva e pronta para melhor atender nossos clientes agora e no futuro” – diz João Paulo Porto, Vice-Presidente na América do Sul.


Continua depois da publicidade


Como resultado desse investimento, a SI Group consolida em Rio Claro, todas as suas operações no Brasil. A expansão vai de encontro com nossa estratégia Visão 2020 – desenvolvendo soluções que abordam as megatendências globais, tais como meio ambiente, escassez de recursos, mobilidade e a mudança demográfica.Essas megatendências servem como diretrizes para os esforços de crescimento e expansão da empresa.