Trane investirá em novas soluções para o mercado em 2017

A Trane – uma das líderes globais no fornecimento de soluções e serviços de conforto interior e uma marca da Ingersoll Rand – terminou o desafiador ano de 2016 com excelente Market Share, obtendo seu melhor desempenho comparado aos resultados anteriores e promete investir em novas soluções para crescer ainda mais. 

Luiz Moura, líder da Trane no Brasil, explica que o setor de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC) é um dos últimos setores a sentir os efeitos da retração do mercado e, ao mesmo tempo, acaba sendo um dos últimos a se recuperar. “Quando surge uma crise, existem projetos em andamento e que, inevitavelmente, precisam de sistemas de refrigeração e climatização”, disse. “Por outro lado, o setor também acaba sendo um dos últimos a se recuperar quando há um sinal de melhoria de mercado, pois existe um prazo de maturação para que os projetos sejam contratados e gerem novas demandas para alocação dos nossos produtos”, enfatiza.

Investir e trazer soluções ao mercado

A Trane acredita que, independente da instabilidade da economia, é preciso investir em pesquisa para entender as constantes mudanças do mercado e desenvolver produtos que atendam às necessidades dos clientes brasileiros. Por isso, no final de 2016, a Trane lançou dois novos produtos: o Fan Coil Titanium, que faz parte do portfólio de climatização da companhia, e o TVR™ LX, de sistemas de Fluxo de Refrigerante Variável (VRF).

“O mercado de climatizadores é um dos maiores do Brasil, com cerca de aproximadamente 100 mil toneladas de refrigeração/ano, segundo dados da ABRAVA. E temos certeza que o Fan Coil Titatinum é um produto robusto e de alta durabilidade, com vazões de ar que variam de 1.300 a 40.000 m3/h”, esclarece o executivo.

“Já o TVR™ LX é um produto muito flexivel, que visa atender escritórios, auditórios, lobbies de hotéis, entre outros ambientes com grande carga térmica ou de ocupação, climatizando de forma efetiva esses locais a fim de proporcionar conforto térmico”, ressalta Moura.


Continua depois da publicidade


Por ser uma empresa global, a Trane acredita que a desaceleração do mercado é apenas algo momentâneo. “Sabíamos que o ano passado seria desafiador. No entanto, temos uma indicação de bons resultados para 2017, considerando a recuperação gradativa da economia”, ressalta o líder da Trane no Brasil.

Energy Services

No que diz respeito à área de eficiência energética, a Trane está atenta às demandas do mercado. Sabe-se que a maior parte do orçamento de qualquer edifício é relacionada aos custos de energia do empreendimento. Por isso, a Trane oferece produtos com soluções de gerenciamento de energia que facilitam o monitoramento, a análise, os alertas, a geração de relatórios e a visualização de dados. “Acreditamos que o momento do Brasil é extremamente propício para projetos de eficiência energética, considerando o alto custo da energia no país e a necessidade dos clientes em reduzir custos operacionais”, avalia Moura.

Quando questionado sobre a receptividade do mercado, Moura se mostra confiante com as soluções oferecidas pela empresa do grupo Ingersoll Rand. “O nosso portfolio de produtos de energy services tem bastante penetração e tenho certeza que iremos atender às expectativas dos clientes no tempo certo e com a economia de energia que é esperada”, enfatiza.

Investir em pesquisa para entender cada vez mais o que o cliente quer e precisa é o caminho que a Trane pretende percorrer para sustentar o crescimento planejado durante esse ano. “Estamos trabalhando em ações nas áreas de manufatura e distribuição para entregar um bom resultado de acordo com o plano para 2017”, finaliza.


Tópicos: