Confiança da Indústria avança 2,9 pontos em março ante fevereiro, afirma FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,9 pontos em março ante fevereiro, alcançando 90,7 pontos, após cair 1,2 pontos no mês anterior, informou nesta quarta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, a média do primeiro trimestre fecha em 89,2 pontos, 3,5 pontos acima do trimestre anterior.

A alta na confiança industrial ocorreu em 17 de 19 segmentos pesquisados e, segundo a FGV, se espalhou por todos os quesitos do levantamento. Houve avanço tanto nas expectativas dos empresários quanto no indicador que mede a situação atual. O Índice de Expectativas (IE) avançou 3,8 pontos, para 93,1 pontos, o maior nível desde abril de 2014 (96,9 pontos) e o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 88,5 pontos, o maior desde janeiro de 2015 (89,1 pontos).

No IE, a maior contribuição foi dada pelo quesito que mede as expectativas com a evolução da produção, que teve elevação de 4,6 pontos em março, atingindo 93,3 pontos. Neste período, houve elevação da proporção de empresas que preveem aumentar a produção nos três meses seguintes, de 27,6% para 30,9%, e relativa estabilidade na parcela das que esperam reduzir a produção, que passou de 19,3% para 19,0% do total.

Já dentro do ISA, o destaque foi o nível dos estoques, que, segundo a FGV, está mais próximo da situação de normalização. A evolução ocorreu pelo aumento da parcela de empresas que avaliam o nível de estoques atual como insuficiente, que passou de 4,9% para 6,1% do total, enquanto a das que o consideram excessivo passou de 12,8% para 12,9%.

O superintende de Estatísticas Públicas do Ibre/FGV, Aloisio Campelo Junior, afirma que, com a alta de março, o ICI consolida a tendência de recuperação e atinge um nível próximo ao registrado no início da atual recessão. “O resultado parece retratar um setor em fase de transição no ciclo econômico: traz boas notícias, como o expressivo espalhamento setorial da alta e a melhora das expectativas, combinadas à persistente insatisfação com a situação dos negócios. O cenário econômico é propício à gradual elevação da confiança industrial ao longo dos próximos meses, embora condicionado a sobressaltos e aos riscos inerentes ao ainda elevado grau de incerteza”, afirma.


Continua depois da publicidade


O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,1 ponto, para 74,4%, em março. No primeiro trimestre de 2017, a média do indicador fechou também em 74,4%, 1,0 pp acima do trimestre anterior.

A edição de março de 2017 do ICI coletou informações de 1.086 empresas entre os dias 2 e 24 deste mês. A próxima divulgação desse indicador será no dia 28 de abril, sendo que a prévia do resultado será publicada no site do Ibre no dia 24 de abril.


Tópicos: