Expansão da indústria da China supera expectativas com demanda global melhor, mostram PMIs

A atividade industrial da China expandiu mais rápido do que o esperado em fevereiro uma vez que a demanda doméstica e de exportação acelerou, ampliando os sinais de que a economia global está retomando força mesmo com os temores sobre um aumento do protecionismo comercial.

O crescimento tanto da produção quanto das encomendas acelerou no mês passado, de acordo com pesquisas oficial e privada divulgadas nesta quarta-feira, dando ao governo mais espaço para focar em lidar com os riscos financeiros à economia conforme a dívida continua a subir.

"Este é o 7º mês seguido que o PMI de indústria oficial da China fica dentro do território de expansão, sugerindo que a atividade industrial continua forte", disse Zhou Hao, economista de mercados emergentes do Commerzbank.

O setor industrial da China tem se beneficiado de um boom da construção desde meados do ano passado que aumentou a demanda e os preços de materiais de construção, elevando as vendas e lucros.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial avançou para a máxima de três meses de 51,6 em fevereiro, contra 51,3 no mês anterior e acima da marca de 50 que separa crescimento de contração. Analistas esperavam leitura de 51,1.

Uma pesquisa privada que foca mais em empresas de pequeno e médio porte ofereceu uma visão similar. O PMI do Caixin/Markit avançou para 51,7 de 51,0 em janeiro e contra expectativa de 50,8.

Por sua vez o PMI oficial sobre o setor de serviços mostrou que o crescimento permaneceu forte em fevereiro, embora o ritmo de expansão tenha desacelerado modestamente por quatro meses seguidos. O PMI oficial ficou em 54,2 em fevereiro, de 54,6 em janeiro.


Tópicos: