Investir em commodities: café pode gerar boa rentabilidade

Cotação em alta do grão tem projeções para se manter num movimento ascendente

café - rendimento
Foto: sersoll/Freepik

O mercado de commodities é constantemente influenciado por diversos fatores, e uma opção que tem chamado a atenção dos investidores é o café. Notícias recentes indicam uma nova alta nas cotações em Nova York, por exemplo, apontando que o produto pode oferecer oportunidades de rentabilidade significativas. 

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a cotação em alta do café tem projeções para se manter num movimento ascendente. Os efeitos da chuva na produção de café arábica tem levado o mercado a testar novos patamares de negociação para esse item. Essa dinâmica de mercado deve ser levada em conta pelos investidores que buscam compreender o cenário atual, antecipar e planejar possíveis movimentos.

Nesse caminho de considerar o potencial de aplicações em commodities, vale entender como funcionam os contratos disponíveis. Na bolsa de valores brasileira (B3), o comércio de café se dá a partir dos chamados contratos futuros. Eles estabelecem um acordo de compra e venda que deve conter 100 sacas da commodity, pelo menos. 

Os principais contratos de commodities da B3 oferecem opções diversas para investidores interessados em explorar mercados considerados chave, como o próprio café, soja, milho e boi. Esses contratos incluem especificações que permitem aos participantes do mercado financeiro adeptos das aplicações em renda variável tomar decisões mais informadas.

As commodities integram a base da economia mundial e nacional. No Brasil, desempenham papel especialmente relevante, já que o país se destaca como uma das maiores nações produtoras e exportadoras das mais variadas commodities minerais e agrícolas, fazendo com que o impacto na economia brasileira cresça a cada dia.

Como funcionam os contratos de commodities na prática e seus desafios?

Commodities referem-se a produtos primários padronizados, como energia, metais e grãos. Como são considerados itens básicos, possuem a homogeneidade como uma característica principal. No caso do café, o mesmo produto produzido em uma região é semelhante ao de outra. Devido a fatores como eventos climáticos, sazonalidade e tensões geopolíticas, os preços destes produtos podem oscilar significativamente.


Continua depois da publicidade


Nesse cenário, destacam-se os contratos de commodities da bolsa. Eles operam como acordos entre duas partes para a compra ou venda de quantidades específicas de uma commodity a um preço pré-determinado no futuro. Diferentemente das transações com entrega imediata, está presente o compromisso de fazer a transação em uma data posterior.

Essa abordagem é uma forma de proteção contra a volatilidade dos preços e permite que os envolvidos gerenciem melhor os riscos associados ao mercado. O principal motivo para que alguém opte por um contrato futuro, portanto, é a previsibilidade, segundo a B3. 

O contrato futuro de café tipo arábica tem forte presença na bolsa brasileira graças ao fato de este ser um símbolo de tradição no comércio nacional. Esta transação firma diretrizes em relação às características de qualidade, aos prazos e à variedade do grão, atendendo à demanda dos cafeicultores e também a dos investidores.

Benefícios e segurança financeira dos contratos de commodities

Além das operações financeiras tradicionais, o investimento em contratos de commodities na B3 pode apresentar alguns benefícios distintos. Um dos principais é a proteção contra a volatilidade, uma vez que os contratos futuros são impulsionados pela necessidade de hedge – uma estratégia de investimento para proteger o valor de um ativo contra variações futuras, conforme explicação do portal especializado Infomoney. 

Empresas e produtores usam esses contratos para fixar preços e garantir estabilidade mesmo diante de cenários com oscilações acentuadas.

Além disso, a diversificação de investimentos é facilitada pela inclusão de contratos futuros de commodities nas carteiras. Esse aspecto permite aos investidores explorar oportunidades em diferentes setores, o que reduz riscos específicos associados a determinadas áreas do mercado.

A liquidez no mercado da B3 também é uma vantagem a ser considerada. Impulsionada por seu grande volume de negociações diárias, essa possibilidade oferece agilidade aos investidores, permitindo entrada e saída de posições diariamente. É preciso estar atento, contudo, já que a possibilidade de alavancagem requer cautela devido aos riscos associados, embora seja promissora para ampliar potenciais retornos. 

A bolsa funciona ainda sob regulamentações e regras que proporcionam um ambiente transparente para a negociação de contratos futuros de commodities, o que pode ser mais um ponto de atração para aqueles que buscam explorar o potencial desses mercados.

Riscos e cautelas a serem tomadas nesses tipos de aplicações 

Enquanto os contratos de commodities oferecem oportunidades atrativas, é fundamental também reconhecer e considerar os riscos inerentes a esses investimentos. A volatilidade do mercado é considerado um desafio. Frequentemente influenciada por condições climáticas, eventos globais e decisões políticas, é preciso diversificar investimentos, evitando a concentração em uma única commodity ou setor para mitigar esse risco.

O risco de alavancagem é outro ponto crítico, pois envolve a capacidade de operar com margens que podem amplificar tanto os lucros quanto as perdas. Ter um plano de saída para situações adversas, portanto, é uma forma de agir com o equilíbrio necessário para gerenciar esse risco com prudência.

A liquidez, apesar de também ser uma vantagem, é considerada pela própria B3 como um terceiro desafio. Isso porque não são todos os contratos que possuem a mesma liquidez na bolsa. Nesse sentido, é primordial analisar esse aspecto para usufruir da facilidade de entrada e saída de posições no momento de escolher um contrato. 

Aqui entra ainda a importância de conhecer profundamente o mercado das commodities específicas, bem como os fatores que influenciam seus preços.  Webinars, cursos e fontes de notícias especializadas são algumas opções para que investidores se mantenham informados e evitem dores de cabeça. 

De modo geral, é preciso tomar cuidado com a gestão inadequada de riscos. Por exemplo, não ter uma estratégia clara ou falhar em adaptá-la a novos cenários não é considerada uma boa ideia. Para isso, a orientação dos canais especializados é definir metas claras e revisar regularmente a abordagem de investimento escolhida.

Além disso, ferramentas de stop-loss também são indicadas por prevenir a desvalorização antes que o preço de uma ação ou ativo continue a cair, já que, quando as aplicações atingem o limite de perda previamente estabelecido, uma ordem de venda é automaticamente acionada.


Tópicos: