Dassault Systèmes e Airbus Safran Launchers confirmam colaboração para design e desenvolvimento do Ariane 6

Experiência em solução da indústria “Winning Program” é base do programa de lançamento espacial europeu.

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM),  anuncia a confirmação da colaboração de longo   prazo com a Airbus Safran Launchers, desenvolvedora e fornecedora de soluções para o mercado de lançamentos espaciais, civil e militar e principal contratante industrial do Ariane 6, foguete lançador de nova geração da Agência Espacial Europeia. Mais de 700 engenheiros trabalham no desenvolvimento do Ariane 6 em vários locais da Europa, incluindo parceiros que utilizam as soluções da Dassault Systèmes de sistemas de arquitetura, a definição detalhada do design e a validação das propulsões e do veículo espacial.

A experiência em solução da indústria “Winning Program” da Dassault Systèmes tem sido um fator estratégico para o desempenho de múltiplos estudos de trade-off , da exploração de um grande número de alternativas, além de acelerar o processo de decisão para selecionar as configurações mais competitivas para o Ariane 6. A arquitetura selecionada, um ativo digital da Airbus Safran Launchers, será continuamente otimizada e validada durante todas as fases do desenvolvimento.

Esses tipos de ativos digitais são criados e validados a partir de um protótipo digital proveniente da colaboração que ajuda a evitar erros, minimizar mudanças e contribuir com a redução de meses entre as fases de desenvolvimento e de lançamento (ramp-up industrial). As aplicações da Dassault Systèmes estão sendo utilizadas para o design em processos de context, revisões internas e transacionais de design colaborativo, além de avaliações de programas que estimulam a realidade virtual, ferramenta que permite uma definição precisa de todas as operações complexas de manufatura.

“Para o Ariane 6, a Airbus Safran Launchers continua utilizando as conquistas e valores criados com as soluções da Dassault Systèmes que contribuíram para o design do Ariane 5”, afirma Alain Charmeau, CEO (Chief Executive Officer) da Airbus Safran Launchers. “Essas soluções, fundamentadas em protótipos digitais de alta fidelidade e compartilhadas com nossos parceiros, permanecem como a base de nosso modelo industrial para desenvolver os lançamentos pela Europa”.


Continua depois da publicidade


O setor espacial vive uma fase de competição acirrada como nunca aconteceu antes. As startups no mundo, bem como as empresas em mercados emergentes, estão forçando negócios já bem estabelecidos a transformarem suas operações para oferecerem lançadores mais versáteis, com melhor desempenho e com preços competitivos. O “Winning Program” foi criado para as companhias aeroespaciais e de defesa que buscam otimizar as fases iniciais e de desenvolvimento de programa utilizando design, simulação e colaboração. Com níveis avançados de detalhamento da engenharia e conhecimento compartilhado disponível na fase de design conceitual, o “Winning Program” pode melhorar significativamente a aderência aos custos do programa, desempenho e cronograma pré-estabelecidos.

“Estamos orgulhosos de levar nossa parceria para inovação e desempenho com a Airbus Safran Launchers para um nível mais alto. Em tempos de consumerização do espaço, nossa colaboração tem como objetivo o design e desenvolvimento de um novo modelo de lançamento no espaço focado em experiência e saber já nos primeiros estágios que o Ariane 6 pode ser entregue dentro do orçamento, seguindo as especificações e no tempo previsto”, afirma Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes. As experiências incomparáveis em solução da Dassault Systèmes para as indústrias Aeroespacial e de Defesa permitem que a Airbus Safran Launchers explore o que é possível, colabore com seus clientes por meio de todas as disciplinas e com as partes interessadas dentro do ecossistema, além de configurar o conceito correto. Juntos, podemos aproveitar o poder do design e a herança digital para transformar a indústria”.


Tópicos: