Startup aproxima indústrias com máquinas ociosas de outras que buscam equipamentos disponíveis

Plataforma Peerdustry permite que uma companhia com capacidade instalada ociosa produza para empresa que busca aumentar produção sem comprar máquina.

Assim como o Uber conecta carros e motoristas disponíveis e pessoas que querem se locomover, a TruckPad faz conexão semelhante entre caminhoneiros e cargas. Entre outras startups que fazem esse matching, a Peerdustry surgiu com o intuito de fazer a ligação entre indústrias que precisam de algum equipamento e outras que estão com máquinas ociosas.

O fundador da empresa, Bruno Gellert, explica que seu público alvo são empresas que querem terceirizar ou reduzir o custo de compras, seja de máquinas ou de algum insumo para a produção.

A proposta é fazer com que empresas que precisam de um produto específico não tenham que comprar uma máquina, inviabilizando o negócio. Por outro lado, as companhias que estão com equipamentos parados podem oferecer suas instalações para fazer a produção.

"As empresas que têm máquinas ociosas se cadastram no site e marcamos uma visita pessoal para homologar", diz Gellert. Depois disso os equipamentos ficam disponíveis no site da Peerdustry. 

As empresas interessadas em uma máquina específica vão até o site e podem procurar diretamente numa barra de buscas, inclusive selecionando a cidade e a data da utilização. Nesse momento a Peerdustry identifica quem pode fornecer o equipamento e proporciona a combinação, ou match, entre elas.

Nesse modelo as indústrias nem entram em contato diretamente entre si. A companhia dona da máquina vai produzir a quantidade de produtos para seu "cliente", enquanto o pagamento é feito para a Peerdustry. A máquina em nenhum momento sai da fábrica.

O modelo de negócios da startup é ganhar uma margem nas negociações entre as empresas. De acordo com o fundador, a Peerdustry já manda o orçamento para a empresa que deseja utilizar a máquina com sua margem de lucro.

É a startup também que faz todo o acompanhamento e logística das peças produzidas. "Nós temos parceiros e retiramos o produto da companhia que produziu e entregamos para a empresa contratante", explica Gellert.


Continua depois da publicidade


O fundador da Peerdustry diz que tem mais de 120 empresas cadastradas na sua plataforma, com mais de 500 máquinas disponíveis. Com pouco mais de um ano de operação, a startup está incubada no Sebrae e venceu o prêmio Hackathon da Fiesp em agosto de 2015.