SKA fornecerá tecnologias modernas da indústria na Olimpíada do Conhecimento 2016

Olimpíada do Conhecimento 2016 desafia jovens a inovar.

Em novembro, Brasília será palco da maior competição de educação profissional das Américas. Estamos falando da Olimpíada do Conhecimento 2016, que vai ocorrer entre os dias 10 e 13, no Ginásio Nilson Nelson. Durante os 4 dias de competição, cerca de 500 jovens serão expostos a situações reais de mercado e desafiados a inovar em tecnologia. Eles terão que propor soluções e produtos para empresas e para a comunidade, que contemplem conceitos tecnológicos relacionados à mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade.

Para ajudar nesse desafio, os competidores terão à disposição durante as provas as mesmas ferramentas usadas pela indústria em suas engenharias de design, produto e processos. A SKA, como patrocinadora do evento, fornecerá algumas das soluções para os desafios das áreas de Construções e Edificações, Tecnologias de Manufatura e Engenharia, além de Transporte e Logística.

Um dos desafios é a transformação completa de um automóvel. Vale de tudo nas alterações: desde mudanças na aparência até intervenções no motor para incrementar seu desempenho. As equipes podem, por exemplo, remodelar esse carro e desenvolver um novo projeto no SolidWorks, projetar a sua placa eletrônica no Altium e ainda criar a estratégia de usinagem no Edgecam.

Laboratório Aberto

O Laboratório Aberto será o espaço destinado às atividades práticas, onde empreendedores, inventores e startups poderão propor novos desafios, alinhados ao conceito da Indústria 4.0. Uma das atrações será uma impressora 3D Stratasys, fornecida pela SKA, em parceria com o SENAI. Simuladores e aplicativos de realidade estarão expostos para os convidados no espaço da Escola do Futuro. Eles fazem parte de algumas das novidades em educação, tecnologia e inovação que o SENAI e o SESI oferecem aos seus alunos.


Continua depois da publicidade


WorldSkills 2017

A Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. O evento Promovido pelo SENAI a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF). A competição é uma das fases classificatórias para o WorldSkills, maior torneio internacional de formação profissional que acontece em Abu Dhabi no próximo ano.