Inversores da Yaskawa no Edifício Villa Lobos resultam em premiação

A Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa fabricante de inversor de frequência e servoacionamentos, participou do projeto de retrofit do sistema de ar condicionado, do Edifício Villa Lobos, em São Paulo.

Para este projeto, a Yaskawa forneceu à Newset (instaladora de Ar Condicionado responsável pela obra), os quadros elétricos para o sistema de controle dos fancoils. Os equipamentos utilizados foram inversores de frequência, linha A1000 com o controle PID dentro do próprio inversor. No retrofit da CAG (Central de Água Gelada) foi utilizado o inversor da linha V1000.

O tempo de duração da obra foi de dois anos e durante todo o processo de retrofit, o sistema de ar condicionado foi mantido operante ininterruptamente para todos os condôminos, sem afetar a rotina de trabalho do edifício. Com a implantação do novo sistema, conquistou-se economia de 25% no consumo total de água, 20% no consumo total de energia elétrica e ganho de 400 m2 de área ocupada por equipamentos desativados, que será utilizada de forma útil pelos condôminos.

Na qualidade de fornecedor, a Yaskawa recebeu o Prêmio “Destaques do Ano Smacna Brasil”, Troféu Fair-Play, uma promoção conjunta outorgada pela Smacna Brasil-Abrava. Ressalta-se que esse prêmio visa promover o reconhecimento em âmbito nacional dos melhores trabalhos de engenharia.

O diretor geral da Yaskawa, Luís Simione, recebeu uma placa alusiva ao prêmio. “Para nós é uma honra ter contribuído para esta importante obra, a qual foi premiada dentre outros grandiosos projetos”, destaca Simione.

Ficha Técnica

Empreendimento: Edifício Villa Lobos- São Paulo/SP

Cliente: Sub-Condomínio do Edifício Villa Lobos

Instalador: Newset Soluções em Ar Condicionado Ltda.

Projetista: Thermoplan Engenharia Térmica Ltda.


Continua depois da publicidade


Gerenciador: JLL

Consultor / Fiscalizadon: Arbi Assessoria Técnica Ltda

Fornecedor: Yaskawa Elétrico do Brasil Ltda. (Quadros Elétricos)