Lucro consolidado da Nissan recua 16,2% entre abril e junho

Fonte: Gazeta Mercantil - 24/07/07

O fabricante automobilístico japonês Nissan anunciou hoje que seu lucro líquido consolidado ficou em US$ 764 milhões entre abril e junho, 16,2% a menos que no mesmo período de 2006.

A queda foi atribuída principalmente aos aumentos de impostos, que contrabalançaram a alta de 5,9% nas vendas de veículos em todo o mundo no trimestre, totalizando em 875 mil unidades.

No entanto, Carlos Ghosn, presidente da Nissan, declarou por comunicado que os resultados dos três primeiros meses do ano fiscal 2007 "correspondem às expectativas". Além disso, Ghosn mencionou como fatores de pressão a alta das matérias-primas e a taxa de câmbio.

Para o resto do ano fiscal, que termina em abril de 2008, as maiores esperanças da Nissan são novos produtos como o Qashqai, o Altima, o Livina e o Infiniti G35. Ao longo de 2007, a empresa deve lançar 11 novos modelos, entre eles o Livina e o sedan Aprio, no México.

No Brasil, a montadora iniciará a comercialização do Nissan Tiida para concorrer com os modelos Fiat Stilo, Focus hatch, Golf, Astra hatch e Peugeot 307. O veículo, que será importado do México, foi lançado em 2004 no Japão e será vendido no Brasil a partir da próxima sexta-feira (27).

Os resultados da Nissan foram anunciados após o fechamento da Bolsa de Tóquio. As ações da empresa fecharam com alta de 0,54%.

Tópicos: