Omega traz solução para controle de processos em temperaturas baixas

Validação de freezers garante qualidade em indústria de alimentos, farmacêutica e em laboratórios.

O monitoramento, o controle e a validação de processos em baixas temperaturas é fundamental para manter a qualidade e a seguridade de alimentos congelados, vacinas, sangue, plasma e medicamentos, entre outros itens.

Demonstrar de forma documental que uma unidade industrial ou laboratorial cumpre as exigências legais e de qualidade por parte dos clientes nestes setores é, inclusive, pré-requisito para a operação.

Os três principais desafios do registro de baixa temperatura são: possuir capacidade de monitorar até temperaturas de gelo seco, ter indicadores visuais para condições de temperatura fora dos limites (alarmes programáveis) e apresentar alta precisão.  

Para isso, a Omega Engineering disponibiliza no Brasil o Data Logger de Baixa Temperatura OM-CP-CRYO-TEMP que monitora até -86°C (ou –122°F) e pode ser usado em uma ampla gama de aplicações.

Este dispositivo autônomo não requer sondas adicionais, seu invólucro é projetado com uma alça para fácil fixação e tem proteção IP65 à prova de respingo. Ele também é compatível a estação de ancoragem USB (vendida separadamente) para se comunicar com um computador pessoal ou portátil.

O OM-CP-CRYO-TEMP fornece a data e hora das leituras de temperatura e o software (fácil de usar) para Windows® faz o resto. O usuário pode ver os dados em forma tabular ou gráfica e configurar os alarmes de limites de temperatura altos e baixos para a cada tipo de produto.

O dispositivo é equipado com três luzes de LED: a luz verde irá piscar a cada 15 segundos enquanto o registrador estiver registrando dados; a amarela quando a temperatura ultrapassar os limites de aviso, e a vermelha alerta quando a temperatura exceder os limites de alarme.

O OM-CP-CRYO-TEMP é a solução ideal para monitoramento de temperatura para qualquer aplicação envolvendo registro de baixa temperatura em dezenas de tipos ou sistemas de freezers para garantir a validação dos processos.