Votorantim tem lucro de R$ 318 mi no 2º trimestre

O grupo industrial Votorantim teve lucro líquido de 318 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 47 por cento sobre o resultado obtido no mesmo período de 2015, mas acima do desempenho apresentado nos três primeiros meses deste ano.

A companhia que tem operações de cimento, zinco, alumínio, níquel e aço havia registrado lucro líquido de 144 milhões de reais no primeiro trimestre.

A Votorantim apurou uma geração de caixa pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,49 bilhão de reais nos três meses encerrados em junho, uma queda anual de 17 por cento, mas avanço de 76 por cento no comparativo trimestral.

A empresa apurou receita líquida de 7,57 bilhões de reais no segundo trimestre, queda de 4 por cento sobre o mesmo período do ano passado e crescimento de 13 por cento sobre os três primeiros meses deste ano.

Com a queda no Ebitda, a relação de endividamento da empresa medida pela dívida líquida sobre Ebitda terminou junho em 2,75 vezes, acima das 2,42 vezes do segundo trimestre de 2015, mas abaixo da alavancagem do primeiro trimestre, de 2,78 vezes.

No segundo trimestre, A Votorantim iniciou operações da fábrica de cimento de Primavera, no Pará, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas, a segunda da maior da Votorantim no Estado e a terceira da empresa na região Norte.

Os investimentos da Votorantim no segundo trimestre somaram 773 milhões de reais, um aumento de 27 por cento sobre o desembolsado no mesmo período do ano passado.


Tópicos: