As plataformas de negociação social podem melhorar os resultados de negociação para investidores iniciantes?

negociações
Image by Lorenzo Cafaro from Pixabay

A maneira como os novos investidores abordam os mercados financeiros foi transformada pelas plataformas de negociação social. Essas plataformas permitem que os usuários observem e imitem as ações de traders experientes, dando-lhes acesso a conhecimento e educação que antes só estavam disponíveis para investidores institucionais.

No entanto, ainda não está claro se as plataformas de negociação social podem de fato ajudar os investidores iniciantes a superar o desempenho do mercado. Neste artigo, examinaremos os possíveis benefícios e desvantagens das plataformas de negociação social para investidores iniciantes.

O que são, de fato, plataformas de comércio social e como elas funcionam?

As plataformas de negociação social on-line permitem que os traders se comuniquem uns com os outros, troquem táticas de negociação e copiem as negociações de outros traders.

Ao monitorar os movimentos dos traders profissionais, os investidores iniciantes podem obter dicas deles e, com sorte, acabar fazendo melhores julgamentos de negociação. Os recursos típicos das plataformas de negociação social incluem feeds de notícias sociais, tabelas de classificação dos principais traders e cópia de negociações em tempo real.

Há também algumas plataformas de negociação que incorporam alguns aspectos da negociação social sem serem de fato classificadas como tal. A IQ Option é um bom exemplo. Como funciona o IQ Option nesse cenário? A plataforma tem um recurso chamado "IQ Option Social Trading", que permite que os usuários sigam e imitem as negociações de outros operadores bem-sucedidos.


Continua depois da publicidade


A ideia é ajudar os investidores iniciantes a se situarem no mercado, que, de outra forma, poderia ser muito complicado para eles.

Vantagens das plataformas sociais de trading 

A capacidade das plataformas sociais de trading de ajudar os novos investidores a aprender sobre os mercados financeiros e as estratégias de negociação é uma de suas principais vantagens.

Os investidores iniciantes podem observar como os métodos de negociação são aplicados e aprender com os sucessos e erros de traders mais experientes monitorando suas negociações. As comunidades de negociação social podem ajudar os investidores iniciantes a se conectar com outros operadores, fazer perguntas e trocar ideias.

A capacidade das plataformas sociais de trading de auxiliar os investidores iniciantes no gerenciamento de riscos é outra possível vantagem. Os investidores iniciantes podem reduzir a chance de perder todo o seu dinheiro em uma única negociação, distribuindo seus investimentos em uma variedade de ativos e estratégias de negociação, replicando as negociações de investidores mais experientes.

Além disso, algumas plataformas de negociação social oferecem ferramentas de gerenciamento de risco, como ordens de stop-loss, que podem encerrar instantaneamente uma negociação se ela incorrer em um determinado nível de perda.

Desvantagens das plataformas sociais de trading

Entretanto, os investidores iniciantes devem estar cientes de todas as possíveis desvantagens associadas às plataformas de trading social. A propensão de os investidores iniciantes confiarem demais em copiar as negociações de outros e não desenvolverem suas próprias técnicas e métodos de negociação é um dos maiores riscos.

Os novos investidores devem dedicar tempo para se instruir sobre os mercados financeiros e as estratégias de negociação, em vez de simplesmente copiar as negociações de outros.

Outro risco em potencial é que nem todos os traders das plataformas sociais de trading são confiáveis ou bem-sucedidos. Ao escolher os traders para seguir e replicar, os investidores iniciantes precisam ser cautelosos e devem procurar traders com um histórico de sucesso e uma abordagem de negociação sólida.

Também é fundamental estar ciente de que determinados traders em plataformas de negociação social podem estar agindo com objetivos ocultos, como promover determinados ativos ou tentar manipular o mercado.


Tópicos: