A rosca perfeita tecnologia de uma usinagem inteligente

A indústria metalúrgica global está constantemente à procura de maneiras de atualizar os seus processos de produção automatizados. Todas as competências da usinagem estão incluídos nessa busca para sempre obtermos um melhor desempenho, incluindo a área de geração de roscas. Para ajudar os engenheiros a alcançar os ganhos de produtividades necessários e melhorias na qualidade, a Iscar oferece agora três métodos inovadores para operações de rosqueamento altamente produtivas, econômicas e precisas.

Produtos resultantes do departamento de P&D da empresa, as avançadas novas ferramentas de rosqueamento da Iscar fornecem aos usuários soluções altamente eficientes que aumentam a produção, elevam a qualidade e proporcionam benefícios substanciais de redução de custos.

O novo DECA IQ THREAD da ISCAR oferece o preço por aresta mais econômico, atualmente disponível. Como o nome do novo produto indica, os insertos de rosqueamento fixados tangencialmente possuem 10 arestas de corte, ou seja, um inserto redondo de 16 mm com 5 arestas bifacial, oferecendo um total de 10 arestas de corte. Esta geometria recentemente desenvolvida oferece, de longe, o preço mais econômico por aresta quando comparado ao popular inserto 3 arestas. A ISCAR oferece tamanhos de perfis de rosca da seguinte forma:

  • TTG-16E-ISO – ISO – Métrico
  • TTG-16E-UN – UN – Rosca Unificada
  • TTG-16E-A55 – Perfil parcial 55° 
  • TTG-16E-A60 – Perfil parcial 60°

A nova linha DECA-IQ-THREAD foi desenvolvida de acordo com um procedimento tecnológico avançado, proporcionando uma geometria muito precisa e exata repetibilidade de posição de aresta na fixação do inserto.

As novas pastilhas são feitas a partir da versátil classe IC908. Ensaios de campo intensivos e relatórios de testes indicam que os insertos também apresentam vida útil muito estendida em comparação com outros produtos semelhantes. 

As ferramentas robustas onde se monta os novos avançados insertos oferecem canais de refrigeração interna que são projetados para proporcionar uma refrigeração eficaz seja standard ou de alta pressão. Quatro indexações de aresta podem ser realizadas por apenas uma soltura parcial do parafuso brilhante, o que resulta numa ação de indexação rápida e fácil, proporcionando uma operação muito eficiente e economia de tempo.

Quando a exigência é por operações de rosqueamento em parâmetros muito elevados, a nova e  altamente produtiva linha PENTA IQ THREAD combina os benefícios de um sistema de fixação muito rígido e um design de inserto cinco arestas. As novas pastilhas perfil completo estão disponíveis nos seguintes padrões de rosca: ISO, UN, Whitworth e BSPT. Insertos de perfil parcial estão disponíveis nos perfis 60º (MT) e 55º (WT) perfis.


Continua depois da publicidade


A pastilha de cinco arestas, multi pontas, oferece um preço por aresta muito vantajoso. A pastilha de rosqueamento PENTACUT oferece uma combinação de um sistema de fixação muito rígido e um design forte. Estes insertos podem ser usados ​​para rosqueamento entre paredes e próximo do contraponto, permitindo a produção completa da peça em máquinas com alimentador de barras.

Os exclusivos quebra-cavacos do PENTACUT produzem cavacos curtos de fácil evacuação e resultam em excelente precisão e qualidade de superfície da peça. Além disso, a capacidade de executar uma indexação fácil e rápida de ambos os lados do suporte permite que o PENTA possa ser trocado rapidamente em caso de quebra. Também, os insertos podem ser girados sobre seu eixo para permitir a operação ser continuada com outra aresta de corte.

As novas pastilhas são produzidas a partir da muito versátil classe IC908 com cobertura PVD  e podem ser montadas nas ferramentas PENTA 24 standard.Insertos CUT-GRIP TIP com uma superfície de saída plana (sem quebra-cavaco) são precisamente retificados para perfil de rosca 60° (MT).

Os insertos TIP foram projetados para eficiente usinagem de roscas em materiais de cavacos curtos, tais como latão e ferro fundido. A utilização de insertos com superfície de saída plana nestes materiais resulta na melhoria da qualidade da superfície e menos vibração, quando comparado com a utilização de insertos com quebra-cavacos. Como resultado, as velocidades de corte podem ser aumentadas obtendo maior eficiência.

As pastilhas TIP estão disponíveis em perfis parciais, tais como:

MT - Rosca métrica 60°
WT – Rosca Whitworth 55°

Os insertos TIP de perfil completo incluem: Normas ISO, UN, BSW, NPT e BSPT.

As novas pastilhas TIP podem ser fixadas nos suportes ISCAR standard existentes.

A faixa de tolerância e repetibilidade da aresta de corte é ±0,025 milímetros.