Grupo Volkswagen e LG vão desenvolver carros conectados

Empresas assinaram acordo para produzir nova geração de sistemas.

O Grupo Volkswagen e a LG assinaram esta semana um acordo de cooperação para desenvolver novos sistemas de conectividade para carros. As duas empresas vão trabalhar em conjunto para criar uma plataforma de conexão veicular a ser introduzida nas próximas gerações de veículos das diversas marcas do grupo, como Volkswagen, Audi e Porsche, entre outras. O objetivo é oferecer comunicação digital via IoT (internet das coisas) entre automóveis e casas, além de serviços baseados em geolocalização. 

Nos próximos anos, a cooperação entre VW e LG se concentrará em três focos de pesquisa. O primeiro é o desenvolvimento de um sistema que vai oferecer ao motorista o comando remoto de sua casa, como controle de iluminação, aparelhos domésticos e alarmes. Tudo poderá ser controlado à distância, de dentro do carro. 

“A LG é um forte e confiável parceiro na implementação de novas funcionalidades e um dos líderes em inovações para casas conectadas. Esperamos em breve começar a trabalhar juntos para desenvolver soluções simples e fáceis de usar, para que nossos clientes possam integrar suas casas inteligentes aos sistemas de seus carros”, disse durante a assinatura do acordo Thomas Form, chefe de pesquisa de eletrônica veicular do Grupo VW. “Acreditamos que a experiência da LG com tecnologias inteligentes e a liderança da Volkswagen no setor automotivo irá revolucionar a maneira que os motoristas vão interagir com seus veículos”, acrescentou Richard Choi, chefe do cloud center da LG.

O segundo foco da cooperação é estabelecer um centro que forma uma rede de comunicação digital com os carros e pode enviar recomendações ao motorista em tempo real, de maneira intuitiva e segura, sobre possíveis serviços a fazer no veículo, problemas de trânsito no caminhou ou mesmo a indicação de um restaurante nas redondezas. 


Continua depois da publicidade


Ainda segundo o acordo, a LG também desenvolverá uma nova geração do sistema de infoentretenimento veicular para as marcas do Grupo VW, integrando navegação, som e computador de bordo. 

A LG vem fornecendo sistemas de infoentretenimento veicular ao Grupo VW desde 2007. Em uma visão preliminar do que pode resultar o acordo de cooperação fechado agora, no último salão de eletrônicos CES, nos Estados Unidos, as duas companhias atraíram grande atenção do público ao demonstrar um sistema de controle remoto residencial que podia ser operado de dentro do veículo. Antes disso, o estúdio Italdesign Giugiaro, que pertence ao Grupo VW, em março do ano passado apresentou no Salão de Genebra o carro conceito GEA com sete sistemas fornecidos pela LG, incluindo display holográfico, smart watch (relógio de pulso inteligente), iluminação traseira e câmera de ré. Há um ano a LG foi selecionada para integrar o programa FAST como fornecedora estratégica de eletrônicos do grupo.