Abinee: Produção cai 21,6% no acumulado do ano, mas melhora em maio

Segundo a Associação, o resultado pode indicar um princípio de retomada.

A produção do setor eletroeletrônico apontou retração de 21,6% no acumulado de janeiro a maio de 2016 em relação a igual período do ano passado. O resultado é decorrente de uma queda de 29,8% na produção da indústria eletrônica e de 14,9% na indústria elétrica, segundo dados divulgados pelo IBGE e agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Na comparação do mês de maio ante abril, a produção da indústria eletroeletrônica cresceu 1,2%. O desempenho ocorreu em razão do incremento de 6,3% na indústria eletrônica, uma vez que a elétrica recuou 2,0%.

“Este resultado nos dá algum alento e oxalá possa indicar um princípio de retomada, ou seja,  já atingimos o fundo do poço. Mas as perdas ocorridas foram tão expressivas que precisaremos percorrer um caminho extremamente longo para nos recuperar ”, afirma o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

Na comparação de maio de 2016 com o mesmo mês de 2015, a produção do setor recuou 12,1%. Essa foi a 24ª queda consecutiva da produção do setor em relação a igual mês do ano anterior.