JBS ampliará em 50% o potencial da termelétrica Biolins com turbina da Siemens

Companhia fechou contrato com empresa alemã, que fornecerá o novo equipamento de 45MW.

A UTE Biolins, unidade da JBS produtora de energia elétrica a partir da geração de vapor com a queima do bagaço de cana e outros resíduos, fechou contrato com a Siemens. A termelétrica Biolins escolheu para fornecimento de uma turbina de condensação total com tomadas para ciclo regenerativo da produção. A planta abastece o complexo industrial da JBS em Lins, no interior de São Paulo, e comercializa o excedente no mercado livre de energia.

O acordo entre empresas contou com o suporte da Siemens para os estudos iniciais que corroboraram na decisão da UTE Biolins em aumentar seu potencial energético em 50%. Com a mudança, a UTE Biolins passará a gerar uma potência total de 45 MW; 15 MW a mais se comparado com sua potência instalada atual (30 MW).

“A nova turbina nos propiciará um ganho de eficiência e poder de geração de energia muito mais vantajoso. Com essa expansão do potencial, conseguimos continuar assegurando todo abastecimento da JBS em Lins com excelência e fornecer a mais clientes externos também”, explica Lari Barbosa, coordenador de Operações da Biolins.

O novo equipamento Siemens contempla o palhetamento de reação, tecnologia de ponta cuja eficiência diferenciada acelera o retorno do investimento, além de trazer maior confiabilidade no processo e durabilidade. A turbina tem uma vida útil estimada em 50 anos.

“Os estágios de reação aproveitam melhor a energia do vapor e, ao propiciarem maiores velocidades, melhoram a eficiência da turbina, mesmo em pontos fora do design”, diz o engenheiro Murilo Teixeira, da área de Vendas da Siemens.

A nova turbina tem a capacidade de fornecer energia a uma cidade de 300 mil habitantes, operando com maior autonomia e independência de fatores climáticos e a possíveis crises energéticas. A geração utiliza como fonte energética resíduos industriais resultantes dos processos de produção, tais como bagaço e palha de cana, e cavaco e pó de serra de madeira.