BMW se alia com empresas de tecnologia para desenvolvimento de carros autônomos, diz fonte

A BMW está preparada para anunciar uma aliança para o desenvolvimento de carros autônomos com a especialista em detecção de colisões Mobileye e a fabricante de chips Intel, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto.

A aliança provavelmente vai se focar em tecnologia sendo desenvolvida pela Mobileye que dá a veículos guiados por computadores mais reflexos sem intervenção de um motorista.

As três companhias afirmaram que vão promover uma entrevista coletiva na sexta-feira, mas não deram detalhes. A entrevista será concedida pelo presidente-executivo da BMW, Harald Krueger, pelo presidente-executivo da Intel, Brian Krzanich, e pelo presidente do conselho da Mobileye, Amnon Shashua.

Montadoras de veículos e empresas de tecnologia estão promovendo alianças para comercializar carros autônomos depois que foram pegas desprevenidas por grandes investimentos sendo realizados por companhias do Vale do Silício como Google, Tesla e Apple na área.

Nesta semana, montadoras alemãs de veículos, fornecedores de autopeças e as empresas de mapas digitais Here e TomTom anunciaram a criação de um padrão que vai determinar como os dados de rua e performance dos veículos serão transmitidos de carros conectados à Internet para serviços de computação em nuvem. A expectativa é que o padrão ajude na administração de tráfego de veículos autônomos e serviços de frota de veículos.

No início de junho, a BMW, maior montadora de carros de luxo, informou que vai lançar um novo modelo com capacidade de condução autônoma em 2021.