Produção de veículos do Brasil segue fraca em maio

A indústria brasileira de veículos seguiu mostrando fraqueza em maio, apresentando ligeira alta de 3,2 por cento na produção sobre abril e queda de 18 por cento no comparativo anual, em meio às reduzidas vendas no mercado interno, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor, Anfavea.

O volume de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no Brasil em maio somou 175,3 mil unidades, menor montante para o mês desde 2004, segundo os dados da entidade.

Com isso, de janeiro ao mês passado, a produção acumulada de 834 mil veículos representa uma queda de 24,3 por cento sobre igual período de 2015.

O setor seguiu reduzindo pessoal ocupado. O número de funcionários ativos das montadoras instaladas no país foi de cerca de 128 mil, queda de 7,4 por cento sobre maio do ano passado.

A queda na produção foi contida pelo crescimento nas exportações de autoveículos montados, que avançaram 24 por cento em maio sobre abril e 15 por cento na comparação anual, para 46,9 mil unidades.

Enquanto isso, no mercado interno, a indústria apurou avanço de 2,8 por cento nas vendas em maio sobre abril, diante de um maior número de dias úteis, para 167,5 mil veículos.

Já na comparação anual, os licenciamentos seguiram apontando para baixo, em queda de 21,3 por cento, acumulando nos primeiros cinco meses do ano 811,7 mil veiculos ou 26,6 por cento a menos que no mesmo período de 2015.


Tópicos: