Schunk expande aplicação e possibilita troca de castanhas de forma automatizada

A aplicação, que será um dos destaques na Mecânica, permite por meio de um robô que as trocas sejam realizadas 24h por dia

A Schunk expandiu a variedade de aplicações de seu sistema de troca rápida de castanhas Schunk Pronto. Como uma alternativa para a troca manual de castanhas, o sistema agora pode também ser operado de maneira automatizada. Para essa proposta, os insertos de castanhas utilizados podem ser armazenados, por exemplo, em placas base Schunk Vero-s, de onde eles podem ser instalados na placa de torno de maneira automatizada por um robô. O travamento e destravamento acontecem com uma chave Allen especial que também é operada pelo robô.

O sistema Schunk Pronto de troca-rápida de castanhas pode ser adaptado em todas as placas de torno que possuem serrilhado nas bases das castanhas nos tamanhos 200, 250, e 315, independente do fabricante e reduz o tempo de preparação da máquina em até 95%.

O sistema consiste em uma castanha base especial que pode ser combinada com diferentes insertos de troca rápida. Esses insertos permitem expansão do diâmetro de fixação em até 55 mm para castanhas moles e até 45 mm para castanhas duras, sem ter que mover a castanha base.

O sistema de castanhas está disponível em duas versões: uma com serrilhado fino (1/16” x 90° ou 1.5 mm x 60°) para otimização do tempo de set-up das placas de torno convencionais; a outra com serrilhado reto ou helicoidal para troca de castanhas inteiramente automatizadas em conjunto com uma moderna troca rápida de castanhas. O sistema é adaptável para fixação tanto de partes acabadas quanto brutas. Diferentes variantes das castanhas base estão disponíveis para pequenas, médias e grandes áreas de fixação, dependendo da aplicação em particular. Como castanhas de topo, a empresa oferece insertos altamente duros para diferentes diâmetros e variedades de fixação assim como insertos moles usináveis para acabamento de partes acabadas. Todos os insertos intercambiáveis são compatíveis com todas as castanhas base. A área de fixação varia de acordo com o ajuste da peça. Na castanha base com versão de serrilhado reto ou helicoidal, a fixação de barras também é possível.


Continua depois da publicidade


Tudo o que é necessário para a troca rápida de castanhas é afrouxar o inserto intercambiável com uma chave Allen, remover o inserto e substituir por outro. Isso pode ser feito manualmente ou automaticamente por um robô. A precisão de repetibilidade são 0.02 mm. O risco de um posicionamento incorreto devido ao serrilhado é eliminado. Na posição de travamento, uma geometria de seis lados de auto posicionamento garante máxima estabilidade no processo e possibilita alta transferência de força e torque. Com a planilha configuradora de Excel Schunk Pronto, que está disponível gratuitamente, selecionar e posicionar as castanhas base e trocar insertos é “brincadeira de criança”. Após inserir o modelo da placa de torno e o diâmetro da peça, esta ferramenta determina automaticamente os insertos intercambiáveis necessários e a posição correta das castanhas base.




Comentários