Toyota inaugura fábrica de motores no interior de SP

Novas instalações tiveram investimento da ordem de R$ 580 milhões e empregaram cerca de 320 colaboradores

A Toyota do Brasil inaugurou nesta terça-feira (10), sua nova fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo (SP). O complexo ocupa um terreno de 872.500 m2, recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões e emprega, aproximadamente, 320 colaboradores.

A fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de motores da Toyota na região. Com capacidade anual de 108 mil unidades, ela produz os modernos propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios, produzido em Sorocaba e comercializado no mercado brasileiro e exportado para outros países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.

A planta de Porto Feliz possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial com máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com um laboratório avançado para realização dos testes de bancada. 

A Toyota do Brasil estuda ainda, conforme anunciado em 2012, a produção de motores em Porto Feliz para equiparem o sedã médio Corolla.

“A Toyota mantém seu compromisso com o crescimento da América Latina. A planta de Porto Feliz demonstra que estamos fazendo nossa parte para estimular a economia de toda a região. Em complemento às nossas operações industriais na Argentina, Brasil e Venezuela, esta nova unidade de motores reafirma a estratégia de longo prazo da Toyota, que enxerga o potencial da América Latina e Caribe para emergir como poder econômico global nas próximas décadas", disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

A fábrica de motores em Porto Feliz é uma das primeiras da Toyota a deter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).

Toyota do Brasil


Continua depois da publicidade


O início da produção da Toyota do Brasil remonta a 1958, como o estabelecimento da unidade brasileira, a primeira operação da fabricante fora do Japão. Desde então, a Toyota tem cumprido seu objetivo na fabricação de veículos que satisfazem os consumidores, que teve início com os mais de 100.000 unidades do Bandeirante produzidos e vendidos entre 1958 e 2001. Em 1998, a Toyota começou a produção do Corolla, continuando com o plano de crescimento em sintonia com o mercado brasileiro. E, em 2012, inaugurou sua moderna fábrica de Sorocaba, onde produz o compacto Etios, nas carrocerias hatch back e sedã.

Tópicos:



Comentários