Tela holográfica mostra imagens 3D em até 30º

Dispositivo tridimensional foi desenvolvido em universidade japonesa

Ela ainda não tem as dimensões da tela holográfica verdadeiramente tridimensional com que todos sonham, mas a demonstração impressiona. Hiroyuki Takagi, da Universidade Toyohashi, no Japão, desenvolveu uma pequena tela holográfica 3D composta por píxeis de apenas um micrômetro, por sua vez compostos por nanomagnetos.

Os desenhos 3D são perfeitamente visíveis, sem o uso de óculos ou qualquer outro aparato, em um ângulo de até 30 graus.

A projeção é feita por um "modulador espacial de luz magneto-óptico" construído pela equipe, que gera a imagem a partir dos nanopíxeis, que por sua vez funcionam como um meio regravável para as imagens.

"A vantagem dessa abordagem é que o ponto focalizado do laser define o tamanho do píxel, o modulador não requer qualquer transmissão especial de corrente ou tensão e a velocidade de chaveamento é de cerca de 10 nanossegundos por píxel, o que é suficiente para vídeos em tempo real," disse o professor Takagi. "Além disso, o holograma é armazenado de forma semipermanente em materiais magnéticos."

O ângulo de visão para o efeito 3D depende do tamanho do píxel. Embora os nanomagnetos sejam muito menores, a equipe ajustou cada píxel para 1 micrômetro para obter um ângulo de visão de 30º.

O próximo desafio será mostrar imagens maiores.


Tópicos: