Dólar cai 0,61% e vai abaixo de R$3,55

Sessão desta segunda foi marcada pela a ausência de intervenções do Banco Central

O dólar fechou em queda e foi abaixo do patamar de 3,55 reais nesta segunda-feira, em sessão marcada pela a ausência de intervenções do Banco Central e com investidores atentos aos nomes que devem formar a equipe econômica do provável governo de Michel Temer.

O dólar recuou 0,61%, a 3,5485 reais na venda, após subir 1,07% na sexta-feira. O dólar futuro caía cerca de 0,8% no fim da tarde.

"Os nomes especulados são bem recebidos... O mercado aposta que virão para a equipe econômica nomes bem conceituados que trarão credibilidade para o governo", disse o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto.

A ausência do BC no mercado também ajudou a queda do dólar nesta sessão. A autoridade monetária vinha atuando fortemente com a realização de swaps cambiais reversos - equivalentes a compra futura de dólar -, mas reduziu a intensidade recentemente.

Uma fonte da equipe econômica disse à Reuters na semana passada que o BC atuaria com "mão mais leve" no câmbio.

"Com a ausência do BC e o volume pequeno, o mercado se acomodou um pouco para baixo e ficou", disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.

No exterior, permaneceu o clima de cautela, à espera da reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, na quarta-feira. De maneira geral, a expectativa é que o Fed mantenha os juros, mas sinalize a possibilidade de aumento em breve. Juros mais altos nos EUA podem levar investidores a transferirem para a maior economia do mundo recursos alocados em outros países, como o Brasil.


Tópicos: