Pollutec Brasil vai discutir os principais temas ambientais

Energia verde, erradicação dos lixões, controle de perdas de água, tratamento de ar, remediação de áreas contaminadas são algumas das palestras do fórum que vai acontecer na Pollutec, no Anhembi.

Entre os dias 12 e 15 de abril, a maior metrópole do Hemisfério Sul, São Paulo, vai receber a mais importante feira ambiental do mundo. A Pollutec Brasil estreará no Pavilhão Anhembi, o mais tradicional centro de exposições da cidade, e já conta com a presença de várias empresas líderes em saneamento ambiental, tratamento de resíduos, do ar, remediação de solos, energias renováveis e engenharia ambiental, entre elas Suez, Ambiensys, Veolia, Estre ambiental, Dow Chemical, Solví, Thermo Fisher, Mizumo e Ecolab Nalco. 

Simultaneamente à feira, os quatro dias de Pollutec Brasil contarão com um amplo conteúdo por meio do Fórum Cuidando do Futuro, que reunirá as principais entidades e empresas ligadas ao saneamento e ao desenvolvimento sustentável para relatarem seus cases, pesquisas e análises sobre desafios e oportunidades no Brasil, no que tange a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade da economia. A programação do fórum conta com a parceria da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). "Serão 32 palestras sobre os mais variados aspectos da indústria que trabalha com tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos, monitoramento da qualidade do ar e remediação de solos contaminados", diz Cristiana Rabusin, gerente da Pollutec.

Um dos objetivos do fórum é colocar o público em contato com as últimas tendências em tecnologia ambiental, propiciando ao visitante conhecimento técnico e treinamento profissional. Um bom exemplo é o debate que acontece no dia 14 envolvendo as empresas francesas Actemium, Pellenc e Vertigo, que falarão sobre técnicas de última geração em triagem, eficiência energética, otimização de processos e uso de big data.

Várias outras palestras destacam soluções ambientais inovadoras que trazem ganhos às empresas e elevam os padrões de sustentabilidade da economia. Nos dias 12, 13 e 14, respectivamente, a Suez apresentará modelos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que geram energia verde; cases em água de reuso, dessalinização e outras medidas de enfrentamento à crise hídrica; e experiências bem sucedidas no controle de perdas de água tratada. A adoção de ETEs compactas e sustentáveis para tratamento de esgoto sanitário será assunto para a palestra da Mizumo, no dia 14, enquanto nos dias 12 e 13 a Solví fará exposição sobre a criação de Ecoparques a partir de terrenos destinados ao descarte de lixo. A Estre participa do primeiro dia abordando as tendências em tratamento de resíduos, assim como a consultoria EnviTeSB, que terá palestras sobre valorização energética de resíduos e os marcos regulatórios do setor, e a Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos), cuja apresentação focará em questões como erradicação dos lixões, sistema declaratório de movimentação e destinação de resíduos e a recuperação de áreas contaminadas. No tocante ao tratamento de ar, caberá à Thermo Fisher, em 13/03, discorrer sobre o emprego de métodos e tecnologias para o monitoramento de partículas e o controle de poluentes.


Continua depois da publicidade


Por uma economia mais sustentável e eficiente

Na feira, o visitante encontrará um mosaico das principais inovações em tecnologias e soluções que visam trazer ao mercado maior eficiência energética, responsabilidade ambiental, economia de insumos e reaproveitamento de rejeitos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade das empresas no longo prazo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), maior instituição de fomento de projetos de infraestrutura no Brasil, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um dos órgãos mais representativos do empresariado brasileiro, também participam do evento. Mais de 80 marcas nacionais e internacionais  estarão apresentando seus produtos e serviços na primeira edição da Pollutec no Brasil.

A Pollutec Brasil será simultânea à Feicon Batimat 2016, evento referência do mercado de construção civil. Isso significa que entre os dias 12 e 15 de abril, os visitantes presentes no Pavilhão do Anhembi poderão conferir os expositores e as conferências das duas feiras. Inscrições devem ser feitas pelo site da Pollutec Brasil (www.pollutec-brasil.com).