Trafotek escolhe Itu para primeira unidade das Américas

Empresa investe R$ 20 milhões em fábrica de reatores para usinas de geração de energia eólica e solar.

A Trafotek, fabricante finlandesa de componentes indutores para a geração de energia, anunciou nesta sexta-feira (11), a abertura de sua primeira planta produtiva das Américas em Itu. A unidade é a única fabricante de filtros e reatores com refrigeração líquida para usinas eólicas e solares no Brasil, e começou a operar no fim de Fevereiro.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Estão sendo investidos R$ 20 milhões e empregadas 25 pessoas.

“A cadeia produtiva de equipamentos e bens de capital para energia no Estado de São Paulo é a mais completa do País, e a Trafotek vem para complementar ainda mais esse cenário”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós. A Agência apoiou a empresa principalmente na interlocução com órgãos públicos e na identificação de incentivos tributários aplicáveis ao empreendimento.

A Trafotek já importava seus produtos da Finlândia ou Estônia. A demanda pela nacionalização de peças correspondeu às necessidades de seus próprios clientes, já que as políticas tributárias e as linhas de financiamento disponibilizadas por diversas estâncias governamentais favorecem produtos feitos com mais de 60% de conteúdo nacional.


Continua depois da publicidade


“Estamos em uma fase de crescimento no mundo inteiro, e a expansão dos mercados de energia eólica e solar no Brasil nos mostrou que o País seria um bom ponto de partida na região. A médio prazo enxergamos a possibilidade de crescer ainda mais no continente”, afirma Klaus Franco, diretor da nova planta.

“Itu comemora a vinda de mais uma empresa que vai fortalecer a nossa geração de empregos. A Trafotek se destaca pela fabricação de reatores para usinas de energia limpa, explorando o vento e a luz do sol. Esse segmento está alinhado aos nossos ideais de sustentabilidade e qualidade de vida. A assessoria da Investe São Paulo  foi importante para que a cidade pudesse comprovar sua capacidade de receber de braços abertos mais esta indústria”, disse o prefeito de Itu, Antônio Tuíze.

Segundo Franco, a empresa escolheu Itu por ter fácil acesso a seus principais clientes.




Comentários