Empresas industriais cortarão mais investimentos no ano que vem

Pesquisa mostra que 30,8% investirão menos e só 15,7% ampliarão desembolsos.

O número de empresas industriais que pretendem reduzir investimentos em 2016 é maior do que a parcela das que planejam elevar os aportes, informou nesta quinta-feira (10), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou o Indicador de Intenção de Investimentos. O indicador sinaliza que, no quarto trimestre, 15,7% das empresas estão prevendo investir mais em 2016, e 30,8% estão prevendo investir menos.

O Indicador de Intenção de Investimentos recuou 7,6% no quarto trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior, atingindo 84,9 pontos, o menor nível da série iniciada no terceiro trimestre de 2012. Em relação ao quarto trimestre de 2014, o indicador recuou 21,3%.

Na avaliação de Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), a queda do indicador indica continuidade da redução dos investimentos, refletindo “o aumento da ociosidade e a baixa confiança empresarial”. O Ibre/FGV projeta que os investimentos cairão 11,9% neste ano e seguirão no terreno negativo em 2016.

Por outro lado, destacou Campelo, a incerteza sobre os planos de investimentos é tão grande que notícias positivas sobre a crise política, no médio prazo, poderiam dar a senha para alguma retomada.

A Sondagem dos Investimentos revela que o porcentual de entrevistados da indústria que considera o “grau de certeza” sobre seus planos como “certo” caiu de 52,4%, no quarto trimestre de 2014, para 34,5% agora. A maioria dos pesquisados passou a classificar seus planos como “quase certo”. No setor da construção, o porcentual das empresas que consideram seus planos “incertos” saltou para 44,2%, ante 28,3% um ano atrás.

Para o especialista, “notícias favoráveis”, como mudanças no cenário que permitissem maior equilíbrio nas relações entre Executivo e Legislativo, abririam espaço até para revisões para cima.


Continua depois da publicidade


Custos

Os custos industriais continuaram subindo no terceiro trimestre deste ano, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Indicador de Custos Industriais aumentou 2,9% no período em relação ao segundo trimestre, desconsiderando os efeitos sazonais. Foi o quarto trimestre consecutivo de alta. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador subiu 11%. “O aumento dos custos industriais vem sendo superior ao aumento dos preços dos produtos manufaturados, o que indica uma perda de margem de lucro das empresas”, diz a pesquisa.

Uma das justificativas encontradas para o resultado é a crise econômica que, segundo a CNI, é responsável pela redução de demanda. Só com capital de giro, os custos da indústria subiram 9,5% entre julho e setembro ante o segundo trimestre, um dos aumentos mais expressivos da pesquisa.

Os custos com tributo subiram 0,2% na mesma base comparativa e o custo com produção, que incluem as despesas com bens intermediários, com pessoal e energia, tiveram uma alta de 3,3% no período analisado. / Colaborou Rachel Gamarski.