Tomra Sorting Recycling lança o revolucionário Autosort Flake

A Tomra Sorting Recycling revelou o seu novo Autosort Flake com capacidade para simultânea tripla classificação na última segunda-feira (7). O lançamento do produto foi originalmente planejado para acontecer na Conferência de Reciclagem de Plásticos em Bruxelas, nos dias 25 e 26 de novembro de 2015, no entanto o seu lançamento foi transferido para a internet depois do cancelamento do evento. Anunciando uma nova era de alta-precisão na classificação, o Autosort Flake combina detecção de cores e maior informação relevante para maximizar a recuperação de produtos recicláveis de alta qualidade que os mercados exigentes demandam cada vez mais.

Lançado em um momento em que o mercado do plástico PET (politereftalato de etileno reciclado) está mudando inexoravelmente buscando taxas de saída de um produto premium de alto grau de qualidade, o Autosort Flake simboliza a tradição de pioneirismo da Tomra Sorting. O seu lançamento digital dá a indústria de reciclagem uma prévia amostra de um primeiro notável: a análise com precisão e a triagem dos flakes de PET por critério de cor e de material ao mesmo tempo. A tecnologia inovadora dessa nova geração do Autosort Flake também detecta metais, e o seu processamento duplo oferece aos clientes o melhor rendimento possível no processamento do material juntamente com uma saída de alta vazão constante, tudo a partir de uma única máquina. 

Na sua declaração de lançamento, Valerio Sama, gerente de produto Reciclagem da Tomra Sorting disse: “Em comparação com a nossa primeira geração de separação de flakes apresentado em 2010, a nova geração é capaz de fazer a separação equivalente a duas unidades independentes e com um grau muito maior de precisão reduzindo assim a perda de material bom. O mais recente avanço é um exemplo claro de parceria com os nossos clientes para desenvolver ótimos resultados. O nosso novo Autosort Flake combina uma configuração mecânica comprovada em campo com a nossa experiência interna em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para criar mais um marco na indústria. Como resultado, a Tomra Sorting Recylcling pode oferecer uma solução completa de garrafa para flake visando aumento de valor agregado do plástico”.

 Autosort Flake, da Tomra Sorting Recycling. / Imagem: Divulgação 

Descrevendo os benefícios econômicos inerentes, ele acrescentou: “Os separadores Tomra baseados em sensores podem criar valor em várias etapas do processo da reciclagem de plásticos. Dependendo das necessidades e da demanda, também é possível combinar diferentes tipos de equipamento Tomra para atingir ainda melhores resultados. O Autosort e o Autosort Flake combinados fornecem o mais alto – e mais consistente – rendimento para a indústria”.


Continua depois da publicidade


Detalhando as vantagens do ponto de vista do cliente, David Bourge, Gerente da Planta da Suez, Regene Atlantique, disse: “Graças à parceria com a Tomra, nós conseguimos otimizar as nossas operações de reciclagem de PET. Combinando o Autosort (classificador de garrafas) com a Autosort Flake (classificador de flake), nós aumentamos a nossa capacidade com produtos de alta qualidade em 200%, resultando em receitas consideravelmente maiores – sendo que através do computador central somos capazes de monitorar, controlar e melhorar a nossa produção em tempo real. Em cada etapa de processo, a decisão de investimento gerou em retorno muito rápido”.

Tal como acontece no equipamento Autosort, o novo Autosort Flake da Tomra conta com a patente tecnológica Flying Beam® combinada com o novo desenvolvimento do módulo ótico Fourline 2 mm, que é atualmente a mais alta resolução NIR disponível no mercado de equipamentos por sensor. Este recurso inovador oferece aos clientes calibração contínua para evitar erros que podem levar a períodos de inatividade, dando assim uma estabilidade que os concorrentes da Tomra Sorting não conseguem igualar. Desta forma, contribui para uma baixa necessidade de manutenção e baixo consumo de energia e é a prova real que se pode proteger os recursos naturais ao mesmo tempo que se reduz os custos operacionais.