Ford produzirá carros híbridos em até 10 anos

Fonte: Terra - 12/07/07
     
O presidente-executivo da Ford, Alan Mulally, afirmou que espera que a montadora tenha carros híbridos, que se locomovem com eletricidade e gasolina, daqui a entre 5 e 10 anos. Segundo ele, a tecnologia para mover carros com eletricidade "estará em nossas mãos" nesse prazo.

Os comentários foram feitos durante o anúncio de uma aliança da fabricante de veículos com a empresa de energia Southern California Edison para testar 20 carros "recarregáveis" com energia.

O executivo afirmou que o lançamento de carros híbridos pela Ford depende de avanços em baterias de lítio. Mulally recusou-se a dar metas precisas de produção, afirmando que não poderia ir além nos comentários. "Vamos ver muito mais sobre o assunto nos próximos anos."

Muitos ambientalistas defendem os veículos híbridos como o melhor meio de reduzir o consumo de gasolina e a emissão de gases poluentes na atmosfera, que provocam o aquecimento global.

A GM, rival da Ford, iniciou neste ano o desenvolvimento de seu carro híbrido. A empresa mostrou uma versão conceito do Chevrolet Volt em janeiro e estabeleceu 2010 como data-alvo para produção do modelo. Carros movidos a eletricidade usam pouca ou nenhuma gasolina para percorrer curtas distâncias em baixa velocidade.