ThyssenKrupp tem nova fábrica de componentes automotivos

Unidade em Poços de Caldas recebeu investimento de R$ 60 milhões.

A ThyssenKrupp inaugurou nova fábrica no Brasil para produzir componentes automotivos. Instalada em Poços de Caldas (MG), a unidade fará eixos de comando de válvula integrados à tampa do cabeçote do motor. A companhia destaca que os componentes facilitarão o processo de montagem, já que o módulo será fornecido integrado e não em peças individuais. O conjunto também é cerca de 40% mais leve, segundo a fabricante. 

A empresa destaca que as evoluções melhorarão o produto final com redução do consumo de combustível e de emissões do motor. A tecnologia, segundo a ThyssenKrupp, pode ser usada em qualquer propulsor a combustão. “A inauguração dessa unidade fabril é importante, pois contribui para a inserção do setor automotivo brasileiro em uma rota cada vez mais eficiente e sustentável”, apontou em comunicado Michael Höllermann, CEO da empresa na América do Sul.

A planta de Poços de Caldas segue o conceito de indústria 4.0, modelo baseado em tecnologias de comunicação para digitalização dos processos para o ambiente virtual. Segundo a empresa, é a quarta geração e mudanças no conceito industrial. A primeira foi a de motores a vapor, evoluindo para a produção em série e chegando à computação. 

Na unidade mineira, a ThyssenKrupp destaca ter processos e tecnologias interconectadas ao longo do processo produtivo. Toda a linha é monitorada em ambiente virtual, com a montagem feita por robôs industriais. A empresa aponta que cada estágio é monitorado por sensores que fornecem dados em tempo real para o sistema de controle.