Ford quer demitir 500 em Camaçari

Total de cortes no complexo pode beirar 1,4 mil trabalhadores.

A Ford alega ao Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari a necessidade de demitir 500 trabalhadores de sua fábrica na Bahia. Os cortes também atingiriam outros 192 funcionários de fornecedores de autopeças e 700 da DHL. A informação partiu do presidente do sindicato, Júlio Bonfim. 

“A Ford não informou quando iniciaria os cortes nem se estariam em um turno ou mais”, afirma Bonfim. Em protesto contra a iminência das demissões, os trabalhadores da montadora realizaram paralisação de 24 horas, que terminou na manhã de quarta-feira (21). 

A unidade de Camaçari fabrica EcoSport, Ka (hatch e sedã) e motores 1.0 de três cilindros. “Recentemente, a Ford fez uma parada técnica de uma semana na linha de motores, mas alegou que se tratava de adequação da produção à demanda”, diz o presidente do sindicato. Segundo o dirigente, o complexo gera 10 mil empregos diretos e a produção diária da unidade estaria em 900 carros.

Em resposta, a Ford apenas confirmou a paralisação e informa estar em negociação com o sindicato para adequar o nível de produção à demanda do mercado. A fabricante alega também que não há nenhuma medida a ser anunciada no momento.

Procurada, a DHL não havia respondido até o fechamento desta reportagem.