Distribuidores de aço plano do Brasil têm nova queda de vendas em setembro

As vendas de aços planos por distribuidores do Brasil em setembro caíram 2,9 por cento sobre agosto e 31,8 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, a 247,1 mil toneladas, informou nesta terça-feira (20) a associação que representa o setor, Inda.

Com isso, no acumulado do ano, o setor amarga recuo de 22,4 por cento nas vendas, a 3,302 milhões de toneladas.

Os estoques tiveram queda de 1,8 por cento sobre agosto, a 964,7 mil toneladas, equivalente a 3,9 meses de vendas, praticamente estável sobre o mês anterior e nível que deve ser mantido este mês e também em novembro, segundo o Inda.

A entidade manteve previsão oficial de queda de 22 por cento nas vendas este ano, mas a estimativa poderá ser revisada para baixo após números de outubro. O presidente da entidade, Carlos Loureiro, afirmou que a queda das vendas neste ano poderá chegar a 25 por cento e que em dezembro as vendas poderão ficar abaixo de 200 mil toneladas.

Na véspera, a associação que representa os produtores de aço, IABr, informou que a produção brasileira de aço bruto em setembro caiu 13 por cento sobre o mesmo mês do ano passado e 11 por cento sobre agosto.

Apesar da queda de produção e vendas menores, as siderúrgicas aumentaram preços ao setor entre o final de setembro e este mês, apoiadas na desvalorização real contra o dólar, disse Loureiro.

Segundo ele, as usinas implementaram recentemente um reajuste médio da ordem de 5 a 8 por cento nos preços do aço.


Tópicos: