Fabricante de helicópteros confirma nova unidade em São Paulo

Agusta Westland do Brasil vai fornecer serviços abrangentes de suporte e treinamento, com espaço para linha de montagem no futuro.

A Finmeccanica-AgustaWestland anunciou nesta segunda-feira (13), que a sua subsidiária brasileira AgustaWestland do Brasil irá se submeter a uma grande expansão com a construção de uma nova unidade em Itapevi, a 30 km de São Paulo, que incluirá hangares de manutenção com espaço suficiente para acomodar uma linha de montagem final de helicópteros, um centro de treinamento com capacidade de simulação de vôo completo, armazém alfandegado, oficinas e outros serviços de suporte, incluindo um heliporto dedicado.

A localização em Itapevi, escolhida pela AgustaWestland, dispõe de fácil acesso vindo de São Paulo, com potencial para futura expansão. A construção da nova unidade está prevista para ser concluída em 2016.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “O setor aeroespacial é considerado uma prioridade na Investe São Paulo, pois exige mão de obra altamente qualificada e agrega valor a uma complexa cadeia industrial," afirmou o presidente da Investe SP, Juan Quirós. A agência também auxiliou na obtenção de licenças ambientais e de construção.

A AgustaWestland tem atingindo um crescimento estável dos negócios na América Latina e no Brasil nos últimos anos e este último desenvolvimento tem a intenção de auxiliar a empresa a conquistar novas oportunidades na região, o que indica um potencial significativo no médio-longo prazo.

A nova unidade permitirá que a empresa aumente sua presença industrial e potencialmente realize a montagem de helicópteros no Brasil, demonstrando assim o compromisso de longo prazo da AgustaWestland com a região e com seus clientes.

Os novos hangares de manutenção da AgustaWestland do Brasil serão capazes de acomodar helicópteros que vão desde o monomotor ao AW101 de três motores, com espaço adicional para uma possível linha de montagem final de helicópteros. Um armazém alfandegado também formará parte fundamental da nova instalação, proporcionando aos clientes na América do Sul acesso mais rápido a peças de reposição.
 A nova instalação da AgustaWestland do Brasil também permitirá acomodar a implementação local de estruturas de capacitação para melhorar os serviços de forma a atender cada vez mais os clientes regionais.


Continua depois da publicidade


A unidade terá também seu próprio heliporto dedicado para helicópteros até o tamanho de um AW101, com cinco pontos de desembarque e uma área de Aproximação Final e Decolagem (FATO).  Foi projetada para atender a introdução prevista de um número significativo de novos helicópteros AW189 e AW169 no mercado brasileiro.

O AW189 já está em serviço em todo o mundo e está programado para entrar em operação no Brasil para tarefas marítimas, enquanto o AW169 obteve recentemente a certificação EASA e já foi solicitado por muitos clientes no Brasil e na América Latina. A AgustaWestland possui mais de 190 helicópteros comerciais operando no Brasil, realizando diversas funções, incluindo o transporte corporativo/privado, aplicações legais, serviços públicos e transporte marítimo.