ABB nacionaliza geradores e inversores para mercado eólico brasileiro

Iniciativa visa suprir conteúdo local exigido para eólica.

A ABB, grupo de tecnologias de energia e automação, ampliou sua capacidade para a fabricação local de geradores e inversores para atender à demanda da última fase de nacionalização de conteúdo local exigido para o BNDES para o setor eólico e, com isso, conquistar a certificação do Finame.

Para alcançar esse resultado foram realizados investimentos na unidade de Sorocaba, com máquinas e equipamentos, capacitação de mão de obra e desenvolvimento de fornecedores locais. Isso também incluiu transferência de tecnologia, que teve como referência o processo produtivo das unidades da ABB na Europa.

A ABB certificou em julho no BNDES seu primeiro gerador com potência de 3MW para segmento eólico no Brasil. Também está em processo de certificação um gerador de potência de 2MW. A capacidade atual de produção da ABB é de 500 máquinas por ano, com capacidade de expansão.

Para Giovanni Pedrinoni, Gerente Geral da Unidade de Motores e Geradores, a ABB está preparada para atender o mercado eólico, que está em crescimento mesmo diante da instabilidade de outros setores. “A ABB está comprometida com o crescimento deste mercado e por isso investiu fortemente na nacionalização de componentes. Estamos preparados para atender grandes projetos atendendo todos os requisitos do BNDES ”, afirma.

Os conversores eólicos desempenham função importante para garantir custos baixos e alta performance. A correta seleção do conversor de energia eólica é fundamental no projeto de turbinas e assegura o retorno do investimento no parque eólico. Como parte do sistema de transmissão elétrica, os conversores ABB auxiliam as turbinas a produzir mais energia de forma mais econômica. Com isso, apoiam os fabricantes de turbinas na escolha do conceito “drive train” mais adequado. Os inversores eólicos da ABB são projetados para funcionar com alta eficiência e contam com suporte de serviços local ao longo do ciclo de vida, que garantem o funcionamento sem paradas e com máxima disponibilidade.


Continua depois da publicidade


A ABB tem capacidade de produzir cerca de 500 conversores de Wind ao ano. Os equipamentos são refrigerados a água, têm baixo peso, são compactos e oferecem baixo nível de harmônica e alta eficiência. “Com a certificação Finame, a ABB pode oferecer alta confiabilidade em tecnologia e excelentes condições para aquisições”, afirma Marcelo Palavani, Gerente Geral da Unidade de Negócios de Drives & PLC.

A companhia também oferece amplo portfólio de serviços baseado no conceito "Life Cycle Management", que abrange instalação e comissionamento, contratos de serviços, estoque de peças sobressalentes, equipe de especialistas de field service para atendimento, laboratório de reparos e recondicionamento de última geração com teste 100% com carga nominal, sistemas de monitoramento remoto, upgrades e retrofits.


Tópicos: