Nova fábrica da Arclima deve ser inaugurada até dezembro

A pernambucana Arclima, que atua no setor de engenharia de ar-condicionado e é especializada em obras de climatização e conservação dos sistemas, espera inaugurar em dezembro nova fábrica de condutores de ar do grupo, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape. O projeto representa um investimento de R$ 10 milhões. As obras foram iniciadas em 2012. A unidade possui 11 mil metros quadrados de área construída.

“Iniciamos a construção após fecharmos um grande contrato. Mas as obras da contratante foram suspensas e nós resolvemos tocar a construção em um ritmo menor. Agora o projeto já está em fase de finalização e iniciamos a pré-operação. Acreditamos que a inauguração acontecerá em dezembro”, contou o diretor da empresa, Raimundo Ferreira. A Arclima é a única fabricante destes tipos de condutores no Nordeste. Hoje, o grupo opera em uma unidade em Jaboatão dos Guararapes. A ideia é transferir toda a operação para o complexo. 

“A área de Suape nos oferece uma vantagem competitiva. Estaremos próximos de muitos clientes e do porto, onde realizaremos as operações de importação de muitos produtos”, afirmou Ferreira. Por ano, serão produzidas 800 toneladas de condutores de ar (utilizados em centrais de ar-condicionado) e componentes de rede hidráulica. Atualmente, a Arclima fornece dutos para os estaleiros Atlântico Sul e Vard Promar, também localizados no complexo. A empresa também já forneceu para a Petroquímica Suape e para a Refinaria Abreu e Lima. A expectativa é de que a unidade gere 200 empregos diretos. 

A ideia é que no terreno de Jaboatão dos Guararapes, que é próprio, seja iniciado outro tipo de negócio. “Estamos realizando estudos de novos negócios que serão implantados no local. Por enquanto, trabalhamos na transferência da operação”, contou o diretor. O empreendimento integra o chamado polo metalmecânico de Suape, localizado na rodovia TDR-Norte. Já são cinco empresas em operação que juntas somam R$ 255 milhões de investimentos e 910 empregos diretos. Outros três empreendimentos desse polo estão em processo de implantação.